Assim, até dezembro de 2018, a Câmara vai instalar 54 contentores enterrados no centro da cidade, num investimento de 286.200 mil euros, sendo o sistema de recolha de resíduos urbanos misto (contentores e porta a porta).
Até março de 2019, a Autarquia prevê ainda instalar 66 contentores semienterrados em todas as freguesias, num investimento aproximado de 237.600,00€, sendo o sistema de recolha de resíduos urbanos misto (contentores e porta a porta) em todas as freguesias.
A Câmara vai também adquirir uma varredora com sistema frontal de lavagem à pressão e um camião cisterna para lavagem de vias e espaços públicos, num investimento de cerca de 150.000,00€.
O camião cisterna vai efetuar a lavagem semanal (6ª feira) das principais vias do centro da cidade e a lavagem mensal em cada uma das freguesias do Concelho (4ª feira).
A varredora vai efetuar a limpeza diária das principais vias do centro da Cidade e, quinzenalmente, a limpeza em cada uma das freguesias do Concelho.
De realçar que o sistema de recolha por contentorização, por vários motivos, é técnica e ambientalmente mais vantajoso face ao sistema atualmente existente, permitindo não só uma redução com os custos de recolha, mas, acima de tudo, proporciona um ambiente mais limpo e agradável.
Com implementação deste programa, a Câmara Municipal estima a poupança de um milhão de euros em 10 anos, tendo como objetivo fundamental a melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses.
Gabinete de Comunicação e Imagem
7 de agosto de 2018