O arquitecto vizelense Filipe Costa é sócio da empresa Nidus Ars - Arquitectura e Construção, Lda., responsável pela recente requalificação dos espaços exteriores do quartel da Real Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Vizela. O arqueólogo Prof. Dr. Francisco Queiroga é professor universitário e foi o responsável pelas escavações arqueológicas da Praça da República em 1995.
O projecto envolve a reestruturação do desenho da Praça, a reorganização da circulação viária dos arruamentos confrontantes, permitindo aumentar a utilização do espaço por parte da população, assim como criar uma zona de estacionamento.
De destacar que é um projecto de extrema relevância para o concelho de Vizela, pois trata-se da requalificação da Praça da República, situada no coração da cidade, onde surgiram os primeiros vestígios da ocupação romana, ao descobrirem-se, em 1787, as antigas termas romanas.
Assim, este projecto de requalificação vai envolver a reformulação da estrutura da Praça, valorizando o espaço urbano e projectando-a para o futuro do Concelho, sem esquecer, contudo, os vestígios arqueológicos dos tempos romanos.