Desde 2004 que, todos os anos, o Hospital acolhe alunos da UMinho, uma vez que faz parte das parcerias de ensino prático que esta estabeleceu para desenvolver o seu curso de medicina. Esta «vertente universitária» do Hospital tem, desde então, desenvolvido e enriquecido progressivamente o seu contributo para a formação de novos médicos e demonstrando a sua idoneidade e capacidade formativa no âmbito da medicina. O Hospital tem um Núcleo de Ensino que tem como uma das suas funções acompanhar estes futuros médicos. Os alunos da UMinho frequentarão a vertente curricular de Introdução à Medicina Clínica (IMC) que é o primeiro contacto com a prática clínica, nas instituições prestadoras de cuidados de saúde. Antes disso, os anos anteriores do curso são mais direcionados para a aprendizagem teórica, com a aquisição dos conhecimentos fundamentais indispensáveis à sua prática clínica.
Na ocasião, os alunos fizeram o equivalente ao «juramento hipocrático», mas em moldes atuais, comprometendo-se a observar diretrizes éticas e a cumprir determinados pressupostos e regras internas do Hospital de Guimarães.
Estes futuros médicos frequentarão, desde hoje até 22 de junho, aulas práticas no Serviço de Medicina Interna, em contacto próximo com o doente, com o corpo clínico e com a doença, tendo terreno propício para se dedicar ao estudo. Terão assim oportunidade para se familiarizar com os procedimentos médicos em ambiente hospitalar, experienciando diretamente a vivência do quotidiano dos profissionais de saúde num hospital.
O ensino, incluindo a formação, a par com investigação, é um eixo de desenvolvimento estratégico do Hospital de Guimarães. A formação pré (alunos) e pós (médicos internos) graduada de médicos no Hospital tem sido exponencial. Só esta aposta permite ao Hospital ter centros de referência nacionais e europeus e ter vários serviços clínicos frequentemente classificados de excelência por avaliações independentes, assim como a certificação de Acreditação Internacional de Qualidade pela JCI. O objetivo primário da aposta no ensino é cumprir a missão do Hospital: «Realizar o Diagnóstico, o Tratamento e a Reabilitação dos doentes, assegurando os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competência, excelência e rigor, conjugando as atividades de Ensino e Investigação, fomentando a formação pré e pós-graduada, respeitando sempre o princípio da humanização e promovendo o orgulho e sentido de pertença de todos os profissionais, e por essa via reafirmando a sua utilidade técnica e social».