Morgado e Avelino |
Avelino Ribeiro era um devotado vizelense que nutria imensa paixão pela sua Vizela e adorava estar rodeado pela família e amigos. Daí que a Adega Avelino depressa teve sucesso no longínquo ano de 1968, tempo em que o vinho chegava carregado em pipas puxadas por carros de bois à rua onde muitos anos antes, em 1852, os vizelenses esperavam, com a rua enfeitada, a passagem da Rainha de Portugal D. Maria II. Todavia, as sempre ocultas forças vimaranenses desviaram para outros locais a ilustre Monarca e o povo vizelense caiu na maior tristeza. E assim aquela velhinha artéria de Vizela, mais tarde denominada Rua Dr. Pereira Caldas, é mais conhecida por Rua da Rainha um termo que se
adequa à Adega Avelino pois também esta é rainha no bem atender os vizelenses e forasteiros sendo um dos mais conceituados restaurantes de Vizela, apresentando um estilo rústico e tradicional, de ambiente familiar, com uma cozinha regional excelente e nas paredes muita história, em fotos, recortes de jornais e outros adereços (como uma bandeira de Vizela rubricada pela diva do fado Amália Rodrigues a 19 de Março de 1998 na sua casinha na rua de S. Bento a escassos metros da Assembleia da República onde nesse dia os vizelenses não foram mais enganados e viram as suas seculares ambições municipalistas serem coroadas de sucesso.
Maria Dolores e Avelino Ribeiro |
«Não posso para já adiantar grandes pormenores mas é certo que não iremos deixar passar em claro tão importante efeméride. 50 anos são Bodas de Ouro. Sentimo-nos orgulhosos por a obra do meu saudoso pai ter tido continuidade e ser tão acarinhada por milhares de pessoas que nos visitaram ao longo deste meio século de existência» - diz Agostinho Ribeiro.
![]() |
Fatura da antiga pensão restaurante América |
ANTES DA ADEGA AVELINO
Um homem empreendedor que deixou os livros ao seu filho Agostinho.
Parabéns.