Recordar e dar a conhecer feitos e acontecimentos do passado é construir a identidade da terra e de cada um de nós. Vizela sempre foi uma grande terra feita com o suor, empenho e criatividade dos seus filhos, dos vizelenses e relembrar esses dias é sinónimo de uma justa homenagem a todos quantos trabalham e trabalharam de forma voluntária em prol da comunidade e simultaneamente fortalecer e reforçar os laços de cada vizelense com a sua terra.
Um exemplo do amor à terra e da vontade de a dar a conhecer além-fronteiras foi o dos jovens que criaram o Centro de Recreio Popular. Desconhecido de muitos, este foi o embrião dos maiores e mais brilhantes eventos culturais realizados em Vizela e em especial das Festas da Vila, agora designadas por Festas de Vizela.
O presente trabalho pretende trazer ao conhecimento público o que foi o Centro de Recreio Popular, quais os seus objetivos, atividades e os homens por detrás da instituição.
Foi realizado com recurso a pesquisa de jornais da década de 50 de Vizela e Guimarães e entrevistas pessoais a membros ou participantes das atividades do Centro de Recreio Popular - Alexandre Sousa, Armando da Silva Antunes, Armando Alves Teixeira, Américo Osvaldo, Augusto Amaral, João Madureira, Manuel Marques Guerra. As fotos presentes no livro foram gentilmente cedidas por Augusto Amaral e Fernanda Ferreira.
A Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes agradece publicamente a todos quantos permitiram a edição do livro e em especial a Armindo Videira pela insistência em que o mesmo se concretizasse.
A apresentação do livro será agendada oportunamente.