A população correspondeu ao apelo que lançado e compareceu em grande número, apesar do calor que se fez sentir. Registaram-se 100 inscrições, 67 dádivas e a presença de 13 novos Dadores, aumentando as dádivas em cerca de 70%, comparativamente com o ano transato.
No entanto, os números podiam ser muito superiores, pois algumas dezenas de Dadores viram gorada a possibilidade de efetuarem a sua dádiva, após imenso tempo de espera, em virtude da inexplicável atitude do Instituto Português do Sangue e Transplantação que, apenas se fez acompanhar de material para efetuar cerca de 60 recolhas. Este facto é incompreensível, considerando a natural preocupação do IPST que, devido à redução de dádivas nesta altura de verão, lança campanhas especiais para este período, e para as quais pede o apoio das Associações. A Associação Vizelense, sensibilizada para este problema, trabalhou imenso junto da população no sentido de a alertar para o problema, e a repercussão foi excelente, no entanto a desilusão foi grande quando se vê frustrada a expectativa dos Dadores, e se apresenta como justificação, a falta de meios materiais e humanos.
A Associação dos Dadores de Sangue de Vizela, mais uma vez agradece aos Dadores o seu gesto altruísta e, pelo sucedido, apresenta as suas desculpas, comprometendo-se, como é sua obrigação, a apresentar uma reclamação ao Instituto Português do Sangue e Transplantação, para evitar que estas situações se voltem a repetir.
A próxima recolha, ainda inserida na Campanha Especial de Verão, vai realizar-se no próximo dia 10 de setembro, entre as 09:00 e as 12:30, no Centro Paroquial de Santo Adrião.