Drª Maria do Regate Salta, Padre Adelino Rosas e a Rádio Vizela receberam a Medalha de Mérito Municipal - Grau Prata.
A cerimónia, já depois da missa solene, teve continuidade junto ao edifício sede da CM Vizela com o hastear das bandeiras - que contou com a presença e actuação da Sociedade Filarmónica Vizelense e da Fanfarra da RAH dos Bombeiros Voluntários de Vizela - seguindo-se os discursos e homenagens no Auditório Luís Lopes Guimarães.
Dinis Costa, presidente da CMV, enalteceu a evolução de Vizela após a criação do concelho, que faz prova de que os anos de luta valeram, e continuarão a valer a pena. Para o futuro, apontou a importância do associativismo do concelho, e a consolidação orçamental em curso, que permitirão olhar para o ano corrente e para os seguintes com garantia de sustentabilidade económica, financeira e social.
A luta autonómica do povo de Vizela é um marco na história não só do concelho mas também do país. E foi nesse sentido que o Ministro João Fernandes fez questão de começar o seu discurso.
A pasta que tutela foi também um dos pontos chave, com a principal temática a ser o estado do Rio Vizela. Deixou a promessa de trazer para a segunda metade do ano um projecto para melhorar a qualidade da água, mas que por si só não resolverá o problema, que terá de ser irradiado em cooperação com o poder local e incidir nos prevaricadores.
Deixou também uma palavra de agradecimento aos homenageados, que apesar de não serem naturais de Vizela - no caso de Maria do Resgate e Adelino Rosas - contribuíram em muito para o seu engrandecimento, e no sentido inverso um louvor para a terra de Vizela que os soube acolher, receber e reconhecer o seu trabalho em prol da comunidade.
Drª Maria do Resgate Salta |
Raúl Pereira (1º Presidente da Cooperativa da Rádio Vizela) |
Padre Adelino Rosas |