Perto de um terço do financiamento já aprovado dirige-se a ações de internacionalização de micro e pequenas empresas destes setores, representando igualmente uma preponderância no volume de projetos aprovados. Segue-se um investimento igualmente significativo em inovação produtiva, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços ou modernização de processos industriais.
O balanço da aplicação do NORTE 2020 foi apresentado na Semana Europeia das Regiões e Cidades, uma iniciativa do Comité das Regiões que reuniu de 10 a 13 de outubro, em Bruxelas gestores, especialistas e promotores dos fundos da União Europeia para o ciclo 2014-2020 para debater políticas de crescimento dos territórios.
A participação da Região do Norte decorreu no contexto de um consórcio de regiões portuguesas, espanholas, italianas, francesas e nórdicas, que se propôs a apresentar um ponto de situação da Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) adotada aquando o planeamento do atual ciclo comunitário. No caso do Norte de Portugal, o balanço apresentado permite concluir que há um alinhamento muito significativo entre a RIS3 e a implementação do NORTE 2020.