Esta iniciativa teve como objetivo uma vez mais, a formação política dos membros da juventude do partido, bem como assinalar a rentrée da temporada política reunindo para o efeito militantes do CDS e da Juventude Popular. Das 134 vagas existentes para todo o país incluindo as regiões autónomas, a JP de Vizela esteve representada pela sua líder, Diana da Silva Fernandes. O programa procurou organizar debates e tratar temas relacionados com a economia do país e além-fronteiras.
O formato da 3ª Escola de Quadros à semelhança do ano anterior permitiu um contacto mais próximo e informal com os dirigentes, permitindo desta forma um debate de temas de extrema importância para o país, tais como: “O Futuro da Europa”, abordado num dos jantares-debate pelo Eurodeputado do CDS Nuno Melo e pelo Eng.º Carlos Moedas. No âmbito internacional foi debatido o tema “Desafios de Portugal no presente contexto internacional”, num jantar-debate moderado pelo Presidente da
Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos e cujos oradores convidados foram o Dr. Paulo Portas e o Dr. António Vitorino.