O autor Bruno Vieira Amaral, vencedor do Prémio José Saramago 2015, estará em Guimarães no próximo dia 16 de junho, às 18:45 horas, para participar na iniciativa mensal “Escritor no Concelho”, promovida pela Biblioteca Municipal Raul Brandão, no âmbito do Festival Literário de Guimarães – Húmus, que assinala as comemorações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão.
O convidado de junho estará à conversa com o escritor Pedro Vieira, num diálogo onde a participação do público terá um papel fundamental, abrindo-se a possibilidade de serem colocadas questões à personalidade do mês numa iniciativa que privilegia a interação e que trará a Guimarães doze nomes da literatura nacional, depois de Afonso Cruz ter protagonizado a estreia da rubrica.
Bruno Vieira Amaral nasceu em 1978 e licenciou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE. Em 2002, uma incursão pela poesia valeu-lhe ser selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores. Colaborou no “DN Jovem”, revista “Atlântico” e jornal “i”. É crítico literário, tradutor e autor do “Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa” e do blogue Circo da Lama. É editor adjunto da revista “LER” e assessor de comunicação das editoras do Grupo Bertrand Círculo.
Com o seu primeiro romance, “As Primeiras Coisas”, Bruno Vieira Amaral conseguiu a rara proeza de arrecadar quatro importantes prémios da literatura portuguesa: Livro do Ano 2013 da revista “TimeOut”, Prémio Fernando Namora 2013, Prémio PEN Narrativa 2013 e, em 2015, o Prémio José Saramago. Em 2016, foi eleito uma das “Ten New Voices from Europe”, escolhidas pelos jurados da plataforma Literature Across Frontiers.