Cada vez mais e com as características das novas habitações, que são mais isoladas, fenómenos como uma “combustão generalizada” acontecem, ou tem mais tendência a acontecerem. Por esta razão a aposta numa formação credível e patenteada a nível mundial, irá ser ministrada aos Bombeiros de Vizela.
Estudar o comportamento do fogo, as suas características, a forma de combate e como extinguir um incêndio compartimentado serão os temas abordados e experimentados com práticas de fogo real. Para isso foi adquirido e será montado um laboratório de fogo que estará, temporariamente nas instalações do Xavier de Freitas, que amavelmente cedeu o espaço. A aquisição deste laboratório é uma aposta da Associação e do Comando, com vista a ser num curto prazo, um pólo de formação na área de flashover.
Neste sentido, será celebrado um acordo/parceria com a Voluntersul (Associação de Bombeiros Voluntários de Rio Grande do Sul), entidade certificada pela TANTAD, em ministrar o curso de formadores nesta área a elementos do Corpo de Bombeiros e em troca ser-lhes-á ministrada formação em pré-hospitalar.
Para além dos Bombeiros de Vizela, o mesmo curso (de 2 dias) será ministrado para elementos de outras corporações.
MIGUEL RIBEIRO