A atividade consistirá num "simulacro" de uma Operação de Stop, cujos protagonistas são os alunos dos 4ºs anos de escolaridade das EB Maria de Lurdes Sampaio e Melo, EB Tagilde e EB S. Paio que irão envergar as novas minifardas, fruto de um projeto de parceria com a Autarquia Vizelense que se mostrou disposta a apoiar.
Será recriado um cenário para o mundo infantil (onde os limites do imaginário e do real se confundem), serão fiscalizados alguns condutores onde não vai faltar a saudação dos “pequenos Guardas-republicanos”: "bom dia Sr. Condutor, mostre-me os seus documentos”.
Acredita-se que será criada uma dinâmica imbuída de atitudes preventivas que os futuros cidadãos adultos, hoje crianças amanhã condutores, se poderão rever na importância conferida às obrigações legais, como o uso de cadeirinhas, cinto de segurança, carta de condução, inspeção da viatura, seguro automóvel, entre outras, promovendo-se o desenvolvimento de aptidões para a vida real, a compreensão do mundo dos adultos, a interação social e a aquisição de atitudes e valores.
O simulacro de Operação de Stop tem ainda como objetivo proporcionar às crianças a possibilidade de experienciar e contextualizar o trabalho desenvolvido diariamente pelas forças de segurança num contexto de Policiamento de Proximidade.