Marcadas, em cada ano, pela colaboração mais directa de uma diocese, as comemorações deste dia pretendem alcançar um âmbito nacional, de modo a potenciar as oportunidades de partilha de experiências entre os diferentes serviços com actuação nesta área, bem como permitir uma maior visibilidade e sensibilização junto de um mais vasto leque de pessoas, dentro e fora do contexto eclesial.
Tendo por mote a recente encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, propõe-se para 2015 o tema «Património Religioso: Identidades e Lugares». Centrado na especificidade do património religioso de cada região, no seu sentido vivo, dinâmico e participativo, pretende integrar a história, a cultura e a arquitectura de cada lugar, salvaguardando a sua identidade original, mas prestando também «atenção às culturas locais» e ao diálogo da «linguagem técnico-científica com a linguagem popular».
Deste modo, desafiando paróquias e outras instituições a envolverem-se nesta dinâmica, são várias as Dioceses que se associam ao evento, através da programação de actividades centradas na valorização, salvaguarda e conhecimento do património da Igreja.
As actividades, a desenvolver entre os dias 15 e 25 de Outubro de 2015, vão desde conferências, exposições, lançamentos editoriais, apresentação de intervenções de reabilitação, visitas guiadas, concertos, ou outros eventos, envolvendo arte religiosa, bibliotecas eclesiais, arquivos ou património imaterial.