Polémica na participação das fanfarras no cortejo

Associação Musical e Recreativa Família Peixoto emitiu um comunicado onde apresenta os motivos que a levaram a tomar uma posição na reunião que teve lugar com a Comissão de Festas de Vizela e com as duas outras fanfarras vizelenses. Reunião essa que levou a Comissão de Festas a decidir-se por integrar apenas a fanfarra dos bombeiros no Cortejo Vizela dos Tempos Idos face à falta de entendimento das duas restantes".

Comunicado

A Associação Musical e Recreativa Família Peixoto vem através do presente comunicado, esclarecer a população vizelense relativamente a um assunto que nos últimos dias tem “agitado” as conversas da população vizelense, tendo até pessoas já emitido opiniões sem conhecimento de causa, sobre a participação de uma só Fanfarra (Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vizela) no cortejo “Vizela dos Tempos Idos”, na edição de 2015 das Festas da Cidade de Vizela.

Assim sendo emitimos as seguintes considerações acerca desse assunto:
• A Associação Musical e Recreativa Família Peixoto, através das suas valências, sempre esteve disponível para colaborar com Vizela e tem dignificado o seu nome nas suas actuações fora do município.

• A Associação Musical e Recreativa Família Peixoto faz saber que, sempre foi intenção participar com a Fanfarra da Família Peixoto no “Cortejo Vizela dos Tempos Idos”, edição 2015.

• A Associação Musical e Recreativa Família Peixoto informa que em tempo oportuno transmitiu a sua opinião, à Comissão de Festas de Vizela, edição 2015, sobre a participação de todas as fanfarras (Bombeiros Voluntários de Vizela, Família Peixoto e Majorettes de Vizela) e respectiva ordem no referido cortejo, que passamos a citar.
Sendo a Associação mais prestigiada e com mais cariz no seio vizelense, a abertura (sendo feita por uma fanfarra) deveria de ser pela Fanfarra dos Bombeiros de Vizela, seguindo se a Fanfarra Família Peixoto e por último a Fanfarra de Majorettes de Vizela. Esta opinião, pareceu nos inicialmente ter sido bem acolhida pela Comissão de Festas de Vizela, sendo a mesma opinião partilhada pelo responsável da Fanfarra dos Bombeiros de Vizela.
Nas condições anteriormente descritas, estaria assegurada a participação da fanfarra da Família Peixoto no cortejo “ Vizela dos Tempos Idos”, edição 2015.
Nunca a Fanfarra Família Peixoto tinha questionado, perante a Comissão de Festas o lugar que pretendia ocupar no cortejo, contudo, essa opinião mudou ligeiramente, quando representantes de uma outra fanfarra, com objectivo de denegrir a imagem da Fanfarra da Família Peixoto mencionaram que teriam a honra de abrir o cortejo “Vizela dos Tempos Idos”, edição 2015, sem ter existido qualquer comunicação oficial sobre a referida ordem por parte da Comissão de Festas.
• A Associação Musical e Recreativa Família Peixoto faz também saber que sempre colaborou com a comissão de Festas de Vizela, sendo com o Conjunto Típico Família Peixoto, passando pelo Grupo de Bombos Família Peixoto, à Fanfarra da Família Peixoto ou até mesmo com grupos improvisados, como por exemplo na Feira Romana.

• Finalizando este comunicado referimos que a Fanfarra Família Peixoto esta disposta a participar no cortejo “Vizela dos Tempos Idos” edição 2015, desde que, como mencionamos anteriormente, seja respeitada a hierarquia institucional, ou seja, a abertura de um cortejo é sempre uma honra para qualquer grupo, assim essa mesma honra deverá ser atribuída à Fanfarra mais prestigiada e com mais carisma de Vizela, referimo-nos obviamente a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vizela, de seguida deverá integrar a Fanfarra Família Peixoto, fundada em 2011 e por ultimo deverá integrar a Fanfarra de Majorettes de Vizela.
• A Associação Musical e Recreativa Família Peixoto reitera mais uma vez que está disponível para colaborar com Vizela e neste caso com a Comissão de Festas, contudo e, como se diz na gíria popular “ Quem não se sente não é filho de boa gente” a direção desta associação entendeu que deveria de esclarecer a população vizelense sobre este assunto.

Para bem da cultura e para bem de Vizela
Vizela, 04 de Agosto de 2015

A direção da Associação Família Peixoto

Partilhar