"5 de agosto de 1982"

Trinta e três anos depois, o “5 de agosto de 82” continua bem vincado na memória dos vizelenses, sendo recordado como a “revolução popular” pela independência administrativa de Vizela.


À semelhança do sucedido nos últimos anos, o Município de Vizela vai, uma vez mais, associar-se às comemorações do “5 de agosto de 82”, data simbólica da luta do povo de Vizela pela sua autonomia.

As comemorações, promovidas entre o Município de Vizela e o grupo “A Pesada”, envolverão uma romagem aos cemitérios de S. João e S. Miguel no final da tarde, assim como um jantar convívio, a realizar-se junto do café “05 de Agosto”.
Nesta data, o Ministério da Administração Interna liderado pelo ministro Ângelo Correia enviou uma grande força militar da GNR para desbloquear a retenção de um comboio na estação de Vizela registando enormes confrontos entre os agentesarmados até aos dentes e o Povo indefeso.
A composição da CP haveria de ser retirada ao fim da tarde registando-se à noite novos confrontos com as forças militares.

Partilhar