No próximo domingo o Padre José Luís Borga vai cantar em Guimarães pelos “mártires dos dias de hoje”.
É assim que o Papa Francisco se tem referido aos cristãos perseguidos no mundo.
O último Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, produzido pela Fundação AIS, não deixa margem para dúvidas: na actualidade, o cristianismo é a religião mais perseguida, calculando-se que cerca de 200 milhões de Cristãos não podem exercer livremente a sua fé, principalmente em certas regiões do Médio Oriente, e em alguns países da África e da Ásia.
Síria, Iraque, Líbia, Nigéria, Paquistão, China, Coreia do Norte ou Sudão do Sul são apenas alguns dos países que fazem parte dessa lista negra de Estados onde os cristãos arriscam a vida ao assumirem publicamente a sua fé.
Como preparação para a grande manifestação de fé que é a Ronda da Lapinha, o Pavilhão Multiusos de Guimarães vai ser palco, no dia 14 de Junho, pelas 17,30 horas, de um concerto solidário com o Padre José Luís Borga, cujas receitas reverterão a favor de projectos de apoio a comunidades cristãs perseguidas.
No ano em que comemora 25 anos de sacerdócio, o Padre José Luís Borga vai apresentar oficialmente em Guimarães o seu novo CD, Gente de Fé, título que retrata maravilhosamente os milhares de devotos de Nossa Senhora da Lapinha que no domingo seguinte, 21 de Junho, percorrerão com o seu andor o caminho da Ronda a que o Senhor D. Jorge Ortiga apelidou de "Meia Maratona da Fé"e que este ano irá contar com a presença de D. Joseph Coutts, Arcebispo de Karachi e presidente da Conferência Episcopal do Paquistão.
A participação nestes actos deve ser assumida como uma oportunidade para se afirmar publicamente a solidariedade material e moral para com os cristãos perseguidos. Não podemos virar-lhes as costas. Os cristãos perseguidos precisam do nosso apoio.
O Presidente da Comissão Administrativa da Irmandade da Lapinha é Florentino Cardoso.