Ronda da Lapinha em preparação

É uma das mais significativas manifestações de fé popular no norte do país.

Conhecida como a Ronda da Lapinha ou Senhora-à-Vila é uma procissão penitencial, ou Clamor, com mais de 400 anos, em que participam milhares de devotos de Nossa Senhora da Lapinha oriundos das Terras do Vale do Rio Vizela, percorrendo com o Seu refulgente andor um caminho que totaliza 21 quilómetros, desde o Santuário da Lapinha até à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em pleno Centro Histórico de Guimarães e posterior regresso ao Santuário, percurso esse que o Senhor Arcebispo de Braga em 2012 apelidou de "Meia Maratona da Fé".

Este ano, por vontade expressa da Irmandade de Nossa Senhora da Lapinha, as festividades terão como propósito principal o apoio e o pedido de intercessão de Nossa Senhora para com os cristãos perseguidos no mundo, pelo que, pela primeira vez, a Fundação Pontifícia AIS irá associar-se oficialmente a esta manifestação de fé vimaranense.

Como é tradição, a Ronda da Lapinha é sempre no terceiro domingo de junho, coincidindo este ano com o dia 21, que o calendário aponta como o maior dia do ano. E assim, por analogia com o dia grande em que acontece, a Irmandade resolveu enriquecer o seu programa, introduzindo-lhe esta intenção universal, cristã e humanitária, que culminará com um Clamor Solene no Largo de Toural, em Guimarães, pelas 17 horas, em que se fará a Consagração a Nossa Senhora dos Cristãos perseguidos no mundo.

Como início e preparação das festividades , haverá um concerto solidário, com o Padre José Luís Borga, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, no dia 14 de Junho, cujas receitas reverterão a favor de projectos de apoio a comunidades cristãs perseguidas.

Para a apresentação formal destas iniciativas, vai realizar-se uma conferência de imprensa, dia 11 de Maio, segunda-feira, pelas 18 horas, na Casa de Despacho da Irmandade, anexa ao Santuário da Lapinha, freguesia de Calvos, Guimarães.

A conferência de Imprensa deverá contar com a presença da directora da Fundação AIS, Catarina Martins; do Padre José Luís Borga; da Comissão Administrativa da Irmandade da Lapinha; do Arcipreste de Guimarães/Vizela; de diversas personalidades do poder local da região, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, a directora da secção de Guimarães da ERT Porto e Norte de Portugal, o presidente da CSIF do Sudeste da Montanha da Penha e os Presidentes das juntas das freguesias por onde passa a Ronda.

Partilhar