Procissão do Enterro chamou muitos fiéis


Desde a Praça da República até à rua Dr. Abílio Torres, centenas de pessoas assistiram à passagem da única procissão noturna da Semana Santa.

Vem de longa data a tradição da procissão do Enterro do Senhor em S. João das Caldas, simbólica também porque nela se incorpora de longa data todo o Corpo Ativo dos Bombeiros de Vizela.
O tempo esteve primaveril e permitiu que muitas pessoas saíssem à rua para ver ou participar neste cortejo religioso.
O esquife com a imagem de Cristo morto foi transportado em ombros por mulheres jovens. Muitas mulheres ocuparam o lugar das opas que antigamente eram envergadas apenas por homens.
A procissão passou debaixo de enorme silêncio.
No pálio o pároco de S. João das Caldas, José Marques Machado e o antigo D. Abade de Singeverga, autor do sermão que teve lugar no final da procissão na igreja.
Este ano não seguiram atrás o pálio o Presidente da Câmara e presidentes de outras instituições como era habitual. Apenas pessoas descalças em promessa.
Também não se viu nenhum agente da GNR a dirigir o trânsito, tal como acontecera no passado domingo aquando a saída da procissão do Encontro do Senhor.
No hotel Bienestar encontravam-se dois autocarros de comitivas de Espanha que presenciaram também a passagem da procissão.
A Semana Santa tem o seu ponto mais alto amanhã com a Visita Pascal. Pelas 19 horas as cruzes de S. Miguel concentram-se no quartel para serem beijadas pelo Corpo Ativo e Direção.


Partilhar