A futura Variante serve diretamente os municípios de Famalicão, Trofa e Maia, terá uma extensão de 20,5 quilómetros e o custo estimado para a sua concretização é de 36 milhões de euros.
Este projeto integra o Plano de Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI3+) 2015-2020 apresentado pelo Governo, por ser um investimento potenciador de criação de valor para as empresas da região e para a economia Portuguesa.
Esta é uma via cujo projeto final resulta da parceria estabelecida com os municípios de Famalicão, Mais e Trofa e a CCDR Norte e que responde às necessidades reais de acessibilidade dos municípios e parceiros privados do setor industrial e comércio da região.
A futura circular à Trofa tem um custo estimado de 36M€, um valor 81% inferior, ou seja, menos 154M€ que o encargo previsto na solução projetada em 2010.
Ponderadas as necessidades atuais da região e calculado o custo/benefício daí resultante, optou-se pela criação de uma circular à zona urbana da Trofa, com um perfil de 1+1 vias associadas a vias de lentos, que irá permitir significativas melhorias com impacto ao nível da qualidade de vida das populações e do tecido empresarial da região.
-----------------
Pedro Ramos