Hãndel de Oliveira a figura do ano para o Rotary

É a principal referência do Grupo Santiago e uma das figuras mais notáveis na área da comunicação social do norte do País.


O RCG sustentou esta distinção por considerar Haldel de Oliveira «um profissional que se destaca pelas suas qualidades pessoais, humanas e profissionais».
Frederico Handel de Oliveira dedicou grande parte da sua vida ao Grupo Santiago e contribuiu de forma decisiva para o seu crescimento e credibilização vendo a Rádio Santiago adquirir o estatuto da rádio local mais ouvida do País e consagrarem-se como líderes locais todos os restantes órgãos, designadamente, O Comércio de Guimarães, Desportivo de Guimarães, Guimarães Digital e a BIGGERmagazine. Isto para além do sucesso de outras actividades que, entretanto, o Grupo desenvolve, desde logo a sua agência de comunicação e a Santiago Imobiliária.

Ao seu dinamismo se deve, entre outras coisas, a construção de um prédio de dois andares próximo das Hortas com o rés do chão preenchido com os estúdios da Rádio Santiago (poucas rádios no País têm estas condições) e as redações dos restantes órgãos de informação contemplando ainda um mini estúdio de TV e espetáculos em direto.
Frederico Händel de Oliveira, 63 anos de idade, natural de Delães, Vila Nova de Famalicão, radicou-se em Guimarães há 45 anos, tendo estado ligado ao projecto de profissionalização da Rádio Santiago, nos anos 80 do século passado. Homem ligado desde cedo à política e à luta partidária e sindical,  fez parte da Assembleia Municipal desde a sua instalação, para a qual foi também eleito presidente em 1982. Foi eleito deputado à Assembleia da República nas eleições de 1979 e em 1983.

Händel de Oliveira, com a sua jovem equipa de trabalho, conseguiu oferecer a Guimarães um dos projectos de comunicação social mais bem sucedidos em Portugal.

Presidente da Câmara elogiou homenageado


O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, foi um dos presentes entre outras figuras como o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Bento Marques, do Comissário da PSP Daniel Fernandes, bem como da esposa do homenageado, Maria Alice, a filha Alexandra e o filho Jorge Händel, administrador do Grupo Santiago, e Américo Simões, também administrador.

António Jacinto Teixeira, presidente dos Rotários de Guimarães, destacou, na sua curta intervenção, a inteligência, a experiência e o profissionalismo de Händel de Oliveira, que desde cedo mostrou grande receptividade para que fosse possível estabelecer uma parceria entre o Grupo Santiago e o Rotary Club de Guimarães com vista à divulgação das actividades do Clube, facto que o Presidente dos Rotários de Guimarães aproveitou para reconhecer e agradecer publicamente.

Händel de Oliveira agradeceu a homenagem, descreveu alguns dos episódios que fizeram o percurso do êxito do Grupo Santiago e repartiu o mérito com os seus colaboradores, sublinhando o contributo “imprescindível” de todos quantos consigo trabalharam ao longo destes anos, inclusive os colegas accionistas que nele sempre depositaram toda a confiança para uma liderança bem sucedida.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara felicitou o Rotary Club de Guimarães pela oportunidade desta justa homenagem a este ilustre profissional de Guimarães, que o Presidente da Edilidade entende ser um exemplo a seguir pela tenacidade das suas convicções e pelo empenho que sempre depositou nos projectos que desenvolveu no seio do Grupo Santiago.



Partilhar