Dedicou cerca de duas décadas à vida municipal. Cerimónias fúnebres realizam-se esta sexta-feira, pelas 15:30 horas, na Igreja de Santos Passos. Tinha 81 anos.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresenta as mais sentidas condolências à família de Joaquim Martins da Costa Cosme, que faleceu esta quinta-feira, 09 de outubro, sendo uma das personalidades mais marcantes da vida municipal do período democrático, desde 1974 até aos anos 90.
Dirigente do Partido do Centro Democrático Social (CDS), Joaquim Cosme integrou a primeira assembleia municipal eleita em Guimarães em dezembro de 1976, destacando-se como um dos parlamentares mais interventores. Foi depois Vereador Municipal entre 1983 e 1993, com pequenas interrupções, marcando sempre fortemente a vida municipal.
Exerceu funções no Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e teve responsabilidades atribuídas na Divisão de Loteamentos.
A sua intervenção ficará na história de Guimarães para sempre ligada ao Teleférico da Penha, mobilizando para a sua concretização o Município, a Irmandade da Penha, de que foi Juiz, e vários investidores privados. Exerceu ainda funções em várias associações da cidade.
Nesta hora de dor que atinge todos os que trabalham no Município e com ele colaboraram, o Presidente da Câmara Municipal apresenta as mais sentidas condolências à família, amigos, colaboradores de várias horas, e ao CDS/PP, partido político em que tantos anos militou.