dando continuidade ao projeto iniciado no ano letivo 2013/2014 em algumas escolas do Concelho de Vizela (Santa Casa da Misericórdia, JI/EB1 de São Paio e Colégio Vizela) onde conta já com cerca de cem “miúdos sobre rodas” e a mesma tem o projeto de aulas de patinagem, em instituições de ensino como infantários e ensino básico de primeiro ciclo.
Este projeto funciona como "atividade extracurricular" e existe a intenção de o desenvolver em todas as escolas do Concelho de Vizela e tem como principal objetivo desenvolver as capacidades condicionais e coordenativas das crianças, e iniciação à prática da patinagem.
Neste momento encontra-se a solicitar agendamento de reunião com os/as coordenadores/as e os responsáveis pela Associação de Pais com o intuito de apresentação do referido projeto designado por “Miúdos sobre Rodas”.
Este projeto será desenvolvido pela Oficina de Patinagem de Vizela, a qual tem um protocolo com o Callidas Club para realizar, futuramente, uma escola de hóquei em patins no clube e entrar em competições oficiais.
A grande dificuldade de desenvolvimento da escola de hóquei em patins prende-se com a falta de uma estrutura física que consiga albergar a mesma, ou seja “um pavilhão onde exista piso e tabelas adequadas para treinos e competição” refere Rui Caldas um dos responsáveis pelo projeto. Segundo o mesmo responsável “existe abertura por parte do Presidente da Câmara para a colocação de tabelas no único pavilhão com piso adequado para prática da modalidade de hóquei em patins, em São Paio” e se o mesmo fosse realizado até ao final do ano de 2014 “entrava-se em competição já na próxima época desportiva, 2015/2016, nos Campeonatos Regionais da Associação de Patinagem do Minho nos escalões de Benjamins e Escolares”.
De acordo com o outro responsável pela Oficina de Patinagem de Vizela, Raul Meca, professor de educação física responsável pela lecionação das aulas nas instituições aderentes, aconselha a patinagem como um desporto válido para as crianças e jovens Vizelenses pois a mesma “proporciona excelentes estímulos para desenvolver as capacidades motoras e a destreza motora. A patinagem desenvolve de uma forma integral e harmoniosa todas as capacidades condicionais e coordenativas. A UNESCO recomenda a patinagem como um dos desportos mais adequados para crianças e adolescentes. Para além disso, desenvolve todas as capacidades físicas, promove o respeito e a disciplina, aumenta a concentração e estimula o autocontrolo. Nas aulas está sempre presente a vertente do jogo e brincadeiras, que promovem as aptidões sociais, a necessidade de colaborar e de ser solidário, o amor pela verdade, a lealdade na luta e o espírito de equipa”.
A Oficina de Patinagem de Vizela para o decurso das aulas disponibiliza totalmente o material necessário, incluindo os patins.
Segundo os dois responsáveis a filosofia e o lema da criação deste projeto baseia-se na máxima “A nossa motivação é o sorriso e o progresso das crianças!”