Câmara de Guimarães realizou formação para funcionários de escolas antes do início do ano letivo

Pessoal Não Docente teve acesso a informações relevantes sobre a abertura do ano letivo 2014/2015. Quase meio milhar de funcionários esteve presente.




Uma ação de formação promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, destinada a todos os assistentes dos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, cujo universo é composto por 558 profissionais, juntou 453 técnicos e operacionais, antes de abertura do ano letivo 2014/2015.

A sessão, que decorreu no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, reuniu a quase totalidade dos funcionários afetos às escolas do concelho, exceção feita aos que se encontravam em gozo do período de férias ou em situações de baixa médica.

A realização da formação, cuja sessão de abertura esteve a cargo da Vereadora do Município, Adelina Paula Pinto, com competências delegadas na área da Educação e dos Recursos Humanos, teve como objetivo efetuar uma abordagem sobre questões prementes do funcionamento dos estabelecimentos de ensino para o novo ano escolar, designadamente, as novas competências atribuídas à escola atual.

Proferida por Patrícia Ferreira, profissional com reconhecida experiência na gestão de recursos humanos em matérias educativas, a ação contou igualmente com a presença de elementos das direções de escolas com responsabilidades ao nível da gestão do Pessoal Não Docente, num trabalho de colaboração e de envolvimento ativo de todos os agentes educativos na prossecução dos objetivos delineados em termos de política educativa da Câmara Municipal de Guimarães.



Valorizar a importância do papel do Pessoal Não Docente nas escolas, evidenciando a sua função enquanto agentes de uma escola promotora de uma educação académica, pedagógica e de desenvolvimento pessoal dos jovens, foi outro objetivo desta sessão formativa, que incluiu também a realização de uma reflexão ao nível das competências necessárias para abarcar os diferentes desafios das escolas na atualidade.

Partilhar