Solicitadores em formação

Decorreu na Associação Comercial e Industrial de Guimarães, o primeiro ato público, após tomada de posse dos atuais órgãos, da Delegação de Círculo de Guimarães da Câmara dos Solicitadores,
com a realização de uma ação de formação sobre a temática “Novo Código Processo Civil”, onde foram versados conteúdos sobre as profundas alterações em sede da ação declarativa e executiva.
A entrada em vigor da Lei nº 41/2013, de 26 de junho, que aprovou o novo Código do Processo Civil, exige uma formação adequada de todos os agentes de justiça de modo a melhor habilitá-los na correta aplicação dos procedimentos nele previstos.

Contou este evento com a presença de Cláudio Serra, solicitador, Presidente da Delegação de Círculo de Guimarães da Câmara dos Solicitadores, António Peixoto, solicitador e secretário daquele órgão, e ainda com a ilustre oradora, Márcia Passos, advogada, Vogal do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados e formadora da Câmara dos Solicitadores.

Durante a abertura, referiu o Cláudio Serra, “a necessidade de fomentar sinergias entre solicitadores, que munidos da sua experiência profissional, podem disponibilizar aos que pretendem ingressar na carreira, instrumentos para que logrem ultrapassar as dificuldades quotidianas.”. Apelou ainda, à participação nas atividades da delegação, já que, desta forma será possível alicerçar objetivos comuns, e desenvolver mecânicas que confluam para a maior visibilidade e “afirmação da classe”.
Tomando da palavra referiu Márcia Passos, que;

“Volvido quase um ano de vigência do novo CPC, o dia foi também de partilha de experiências deste primeiro ano, entre os vários profissionais que ali estiveram presentes: solicitadores e agentes de execução. Foi ainda possível perceber as hesitações e tentar esclarecer as dúvidas daqueles que se encontram em período de estágio, servindo este dia de trabalho também para formar os mais jovens.
Para mim, falar de processo civil, é sempre um enorme prazer, tanto mais quando o faço perante um vasto público composto por mais de 100 profissionais do foro, razão pela qual é um gosto colaborar com a Câmara dos Solicitadores e, no caso em concreto, com o Círculo de Guimarães, por convite de Cláudio Serra.”.







Partilhar