A empresa |
E se passado algum tempo desejar reciclar novamente esse material e partir daí para um novo e útil modelo?
A empresa vizelense J. Vaz Pinheiro Lda dispõe de maquinaria única em Portugal capaz de transformar material destinado à incineração ou aterros sanitários (como as sobras das fábricas de calçado, restos de cablagens elétricas, desperdícios têxteis, como o fio poliéster, interiores de automóveis, carcaças de eletrodomésticos, latas de refrigerantes, pneus, etc. em peças de consistência sólida. Estas peças, resistentes a todo o tipo de intempéries, conservadores de calor ou do fresco, servem para os mais variados fins podendo voltar à reciclagem, sempre que seja desejável, de forma a transformar-se em novos produtos, essencialmente materiais termo-acústicos (ver imagens).
Graças a este novo processo industrial da J.Vaz Pinheiro Lda, cerca de 50 mil quilos de materiais distintos, serão reciclados até final do corrente ano, passando por uma máquina única na Europa que pesa 50 toneladas e cujo impacto de compressão das matérias primas é na ordem das 700 toneladas e faz algo de inovador: transformando o que a sociedade dispensa, em peças úteis ao dia a dia de cada um.
Luís Pinheiro realça que «o objetivo da sua empresa é produzir e inovar, mas também contribuir para a defesa do meio ambiente.
O sócio-gerente da J.Vaz Pinheiro Lda aponta o mercado internacional como principal destino da produção que a partir de 1 de julho passará a sair desta conceituada empresa, «mas temos também em carteira encomendas de empresas nacionais».
A nova linha de produção da J. Vaz Pinheiro Lda promete ter grande sucesso na construção de um mundo novo a partir da produção de matérias recicláveis e constantemente renováveis.
A J. Vaz Pinheiro Lda foi fundada em janeiro de 1981 por Joaquim Vaz Pinheiro (já falecido) sendo a sua sede em Lagoas-Vizela Santo Adrião.
Atualmente encontra-se a laborar em Ancide-Moreira de Cónegos (próximo ao Bairro da Têxtil) e os seus contatos são 253483672, fax 253586796 . O email: vazpinheiro@net.sapo.pt
Visite blog da J. Vaz Pinheiro
Placa rija e forte feita a partir de restos de fio poliester |
Restos de interiores de automóveis, eletrodomésticos, etc. |
Feita de pneus velhos e outras borrachas |