A competição será disputada no Parque de Trial Bike de Guimarães, o primeiro a ser criado no País exclusivamente para a prática da modalidade, estando o início marcado para as 14 horas.
Com a presença dos melhores atletas da especialidade, o Trial Bike de Guimarães será a segunda etapa da Taça de Portugal, depois da realização da prova inaugural no Parque de Trial Bike de Felgueiras, inaugurado pelo Campeão do Mundo, Benito Ros.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o Trial Bike de Guimarães será aberto à participação de atletas das categorias de competição e de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
A prova da Taça de Portugal, com início pelas 14 horas, decorrerá no Parque de Trial Bike de Guimarães (Parque da Cidade Desportiva, junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro).
Inaugurado no dia 2 de abril de 2011, o Parque de Trial Bike de Guimarães foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com a Tempo Livre e a Associação de Ciclismo do Minho, após a sugestão desta surgida depois da realização em Guimarães do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike, tendo a ideia sido favoravelmente acolhida pela autarquia e por um conjunto de entidades que também contribuíram para a sua concretização, nomeadamente a Artecanter (Atães) e Serração de Madeiras Matos (São Torcato). O espaço tem a particularidade de recriar os obstáculos que fizeram parte do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike disputado no dia 19 de Setembro de 2010 nas imediações do Castelo de Guimarães.
O Trial Bike de Guimarães, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Cision, SoPedal.com, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Herdmar e Bike Magazine (revista oficial).
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
O objetivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Berço do Trial Bike nacional, o Minho já acolheu o primeiro Campeonato Nacional, diversas provas da Taça de Portugal, o 1º Campeonato Regional do Minho e o Open de Portugal desta vertente do ciclismo.