Veiga Simão, acompanhado por Carlos Azeredo, anunciou nessa cerimónia dedicada «a um grande amigo que Cipriano Alves, embora sendo de um freguesia de Guimarães (Lordelo), lhe pedia imensas vezes apoio para a criação do Concelho de Vizela: «A sua esposa é vizelense, é natural que ele, como bom cavalheiro, lhe quisesse proporcionar essa alegria de Vizela um novo Município» (notícia ddV).
O corpo do último ministro da Educação do Estado Novo estará este sábado em câmara ardente na igreja de São João de Deus e o funeral realiza-se no domingo para o cemitério do Alto de São João.
Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960.
Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a «reforma Veiga Simão».
Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António Guterres.