O transporte foi feito de comboio (como não poderia deixar de ser), com partida da estação de Vizela, o que, desde logo, constituiu uma nova e peculiar experiência para as crianças.
Já em Lousado, vinte e cinco minutos após a partida, a visita ao Museu Ferroviário foi, claramente, inesquecível e enriquecedora, na medida em que contribuiu para o crescimento pessoal e social daqueles que a vivenciaram, inclusive, dos professores e assistentes operacionais presentes. Estava espelhado nos rostos das crianças o espanto e o deslumbramento. E a verdade é que o rosto é o espelho da alma!
Ditos populares à parte, o museu é uma instituição, não raras vezes, pouco valorizada e à qual a maior parte dos alunos não acede. Aquele, em particular, está otimamente conservado, organizado… apesar de, igualmente, pouco divulgado, o que é de lastimar, até porque a linha ferroviária portuguesa já tem uma idade avançada, o que lhe confere uma vasta e longa história pouco (re)conhecida.
O nosso mais sincero agradecimento à CP pela divulgação e promoção que fez do evento, bem como ao staff do museu que nos recebeu e conduziu com uma disponibilidade e amabilidade irrepreensíveis e dignas de serem ressalvadas.
Prof.ª. Sofia Alves