Câmara Guimarães apresenta Academia de Ginástica

O projeto de construção da Academia de Ginástica de Guimarães foi apresentado pela Câmara Municipal, este sábado, 15 de fevereiro, por ocasião da cerimónia de assinatura de 36 contratos-programa de desenvolvimento desportivo com clubes vimaranenses.



A Academia de Ginástica Desportiva, que deverá ser instalada junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro, na Cidade Desportiva, contemplará a prática de três disciplinas: Ginástica Rítmica, Ginástica Artística e Ginástica Acrobática. O edifício terá uma nave central destinado à ginástica artística, com 682 metros quadrados, e um espaço polivalente com 154 metros quadrados para a ginástica acrobática e rítmica.


Com uma função fundamentalmente formativa, a Academia de Ginástica Desportiva resulta da concretização de mais uma promessa eleitoral de Domingos Bragança e constitui um dos principais e mais estratégicos projetos para a continuação da promoção da política desportiva de Guimarães, mantendo o concelho no topo ao nível internacional.

“O Desporto constitui um pilar essencial do desenvolvimento humano, é integrador, cultural, está ligado a ações de natureza educacional e permite a criação de projetos de inclusão social”, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, apologista da realização de um “trabalho com todos os agentes desportivos”, no sentido de Câmara e clubes do concelho “caminharem juntos”, disse Domingos Bragança.

O Vereador do Desporto, Amadeu Portilha, afirmou que este novo equipamento constitui um “investimento estrutural para a comunidade vimaranense”, o que resultará no aumento do número de modalidades praticadas em Guimarães, ultrapassando a meia centena.

O edifício da Academia deverá ocupar um espaço atualmente sem função na Pista de Atletismo, aproveitando todos os serviços pré-existentes, como balneários e receção. Guimarães, mais uma vez, marca a diferença no sentido do aproveitamento de instalações já existentes, realizando para o efeito uma obra de ligação entre os dois edifícios. Além disso, a nova valência beneficiará da proximidade com o Centro de Apoio Médico ao Desporto, igualmente ali existente.



O projeto de construção da Academia de Ginástica Desportiva pertence à equipa de arquitetos municipais da Autarquia, sendo coordenado por Paulo Castelo Branco. O edifício, bem localizado na Cidade Desportiva de Guimarães, terá uma bancada com capacidade para 100 pessoas. As características da fachada da Academia permitirão, também, uma ligação de proximidade e envolvimento com o exterior.



Disciplinas da Academia de Ginástica de Guimarães


A ginástica rítmica, também conhecida por ginástica rítmica desportiva, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balet e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo de aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.

As primeiras competições mundiais de ginástica acrobática realizaram-se em 1973 e em comparação com a ginástica artística e rítmica e uma nova modalidade da Federação Internacional de Ginástica, representada pela sigla FIG, que tem como principais características a execução de exercícios que exigem força, agilidade e equilíbrio.



Este desporto requer por parte do ginasta coragem, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. As suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música.

A ginástica artística é também conhecida como ginástica olímpica. É considerada uma das modalidades que promove a arte de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos e ainda terapêuticos.


36 contratos assinados com clubes vimaranenses



O Município de Guimarães procedeu, este sábado, à cerimónia de assinatura dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo com clubes vimaranenses. Em 2014, a Câmara atribuiu um total de 724.500 mil euros, o que representa um aumento de 232 mil euros, mais 47% do que o montante atribuído no ano passado.

Para a época desportiva em curso, o Município de Guimarães, após análise criteriosa das candidaturas apresentadas no âmbito do regulamento em vigor, aprovou a atribuição de apoios a 36 clubes num universo que envolve 4.625 atletas em 22 modalidades desportivas diferentes.


Dos 724.500 euros a atribuir em 2014, a principal verba (450.000 euros) destina-se à realização de obras de requalificação de instalações desportivas, enquanto 250.000 euros têm como destino a formação e 24.500 euros a organização de eventos.

A assinatura destes contratos resulta da aprovação, na reunião de Câmara de 06 de fevereiro último, dos subsídios aos clubes desportivos de Guimarães, em consonância com o estabelecido no Regulamento de Atribuição de Apoios às Associações Desportivas de Guimarães.

Partilhar