Considerando a crescente importância do património religioso, como fonte insubstituível de fruição cultural e um dos principais recursos turísticos em todo o mundo, pretende explorar a especificidade das igrejas afectas ao culto, contextualizadas num mais vasto programa de interpretação, como factor valorativo e enriquecedor da visita.
Considerando a sacralidade do lugar e a sua função primordial, tem por base o significado original das diversas expressões artísticas presentes, com destaque para o potencial do seu acervo patrimonial. Saber ler o espaço e deixar-se interpelar pela beleza da Arte Cristã, descobrindo a mensagem intrínseca em cada monumento e nas suas obras, são algumas das abordagens a desenvolver pelos diversos especialistas.
Iniciativa da Associação dos Reitores de Santuários de Portugal, organizada em parceria com o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, é aberta a todos os interessados e responsáveis com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, respectivos técnicos e colaboradores.
PROGRAMA
Dia 13 Janeiro (2ª feira)
15h00 Apresentação da temática e do programa | Pe. Sezinando Alberto (Presidente da Associação de Reitores de Santuários)
15h30 Potencialização de recursos e trabalho em rede: o inventário dos Santuários | Paula Figueiredo (IHRU/SIPA)16h00 Projectos em curso: guias e roteiros de Santuários | Sandra Costa Saldanha (SNBCI)
16h30 Diálogo com os conferencistas
Dia 14 Janeiro (3ª feira)
10h00 I PAINEL: FRUIR O PATRIMÓNIO RELIGIOSOModeração: Sandra Costa Saldanha (SNBCI)
- De portas abertas: conhecer e fruir o património da Igreja | D. Pio Alves (Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais)
- Touring religioso e cultural: ponto de situação e perspectivas | Teresa Ferreira (Turismo de Portugal)
11h30 Intervalo
11h45 II PAINEL: CONHECER O PATRIMÓNIO RELIGIOSOModeração: Nuno Resende (Diocese de Lamego)
- Conhecer o espaço: Leitura e compreensão de um templo, lugares de culto e espaços-chave | Octávio Carmo (Agência Ecclesia)
- Entender os objectos: Instrumentos vivos ao serviço da fé | Artur Goulart (Arquidiocese de Évora)
13h15 Almoço
15h00 III PAINEL: COMUNICAR O PATRIMÓNIO RELIGIOSOModeração: Marco Daniel Duarte (Santuário de Fátima)
- Transmitir a história: processo de reconhecimento e valorização do património religioso | Nuno Resende (Diocese de Lamego)
- Saber guiar: do acolhimento ao percurso, locais elegíveis, circuitos aconselháveis e fatores de atractividade | Maria de Fátima Eusébio (Diocese de Viseu)
16h30 Encerramento
INSCRIÇÕES A 10 EUROS AQUI