Os serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães participaram ao Ministério Público, em fevereiro de 2013, o caso de violência doméstica tornado público este sábado, 18 janeiro de 2014, que envolve a cidadã Elvira Luz Pereira da Silva e o seu sobrinho/afilhado, ambos residentes na Rua da Indústria, em Gondomar, Guimarães.
O Município de Guimarães recebeu a denúncia deste caso no dia 15 de fevereiro de 2013 e, no âmbito do trabalho desenvolvido pelo “Espaço Informação Mulher” e pela Divisão de Ação Social, uma equipa técnica, coordenada pela então Adjunta do Presidente, Paula Oliveira, deslocou-se à freguesia de Gondomar no dia 19 de fevereiro de 2013, quatro dias após a receção da denúncia.
Na ocasião, o sobrinho/afilhado da alegada vítima, com um discurso fluído, mas difuso e desconexado, impediu a entrada dos técnicos da Câmara Municipal na habitação e informou que a tia não se encontrava no interior da residência. Nesse instante, a senhora foi vista a circular pelo corredor de acesso ao quintal da casa, o que causou estranheza aos técnicos, dado que os portões da residência estavam igualmente fechados com cadeados.
A partir daqui, os técnicos da Câmara Municipal de Guimarães elaboraram o relatório da visita e, no dia 21 de fevereiro 2013, foi efetuada a denúncia deste caso na GNR e Ministério Público, junto do Delegado de Turno do Tribunal Judicial de Guimarães.
CÂMARA MUNICIPAL DE GUIMARÃES