Na imagem recorte do jornal Primeiro de Janeiro de 19 de abril de 1988 quando Cavaco Silva, então Primeiro-ministro, recebeu o Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, delegação composta por Manuel Campelos, José Ribeiro Ferreira (falecido) e Domingos Vaz Pinheiro, Provedor da SCMV que hoje tem a honra de receber o Presidente da República.
O Concelho de Vizela não seria criado na era Cavaco Silva (que se mostrou sensibilizado naquele encontro com a comitiva vizelense mas que sugeriu que primeiro o caso fosse tratado ao nível da distrital de Braga do PSD...onde Vizela tinha inimigos figadais), em todo o caso o MRCV considerou muito positiva essa abordagem com o Primeiro-ministro de então.
O recorte do jornal faz parte da página 323 do livro "A luta autonómica de Vizela após a Revolução de Abril" da autoria de Manuel Campelos, figura vizelense que foi convidada pela SCMV para estar presente hoje na receção ao PR.
Cavaco Silva estará em Vizela cerca de uma hora. Visita as instalações da Santa Casa, segue-se a sessão solene e depois o Presidente parte para Braga. Almoça no Mosteiro de Tibães.
Por questões de segurança, durante a manhã não se efetuam visitas aos doentes da Unidade de Cuidados Continuados.
Durante a semana, elementos da segurança do Presidente da República passaram a pente fino todas as instalações que receberam alguns benefícios a propósito desta importante visita.
Cacaco encerra o centenário das comemorações dos 100 anos da Misericórdia vizelense como corolário do excelente percurso que Domingos Vaz Pinheiro deu a esta instituição de Vizela.
MENSAGEM DO PROVEDOR
«Façamos do dia 15 de Novembro de 2013 um fecho das comemorações centenárias que mostre a toda a gente o que é a Santa Casa da Misericórdia de Vizela» - PROVEDOR DOMINGOS PINHEIRO
Mensagem
Na próxima sexta-feira, dia 15 de Novembro de 2013, Vizela, ou seja, a Santa Casa da Misericórdia vai ter a honra de receber o Exmo. Sr. Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, que nos irá distinguir com a sua respeitável presença no encerramento das comemorações do ano centenário da nossa Instituição.
Creio, e estou certo, que os vizelenses e, muito especialmente, os Irmãos desta Santa Casa irão demonstrar a sua Exa. o Presidente da República o quanto é bem-vindo a esta cidade e à nossa Instituição, Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
Sabemos que estamos numa época em que nem tudo são rosas na nossa vida diária, mas este evento é muito especial para a nossa Misericórdia, pelo que gostaríamos que o Presidente da República que visita a cidade de Vizela pela primeira vez, e a Misericórdia em especial, leve do nosso povo uma óptima impressão de quanto bem sabe receber os visitantes ilustres, muito especialmente o mais alto dignitário da nação, o Presidente da República.
Da minha parte, Provedor da Instituição, é com todo o agrado e carinho que vejo sua Exa. o Presidente da República dignar-se visitar a grande Instituição desta terra, na qual tenho o prazer de ser Provedor, e que nesta hora tanto está a ajudar a amenizar as dificuldades que nos afligem a todos, pelo que esta distinção e reconhecimento é para nós uma mais valia pois que nos enche de jubilo e nos faz sentir gratificados por aquilo que vimos fazendo em favor da comunidade.
Estou certo que vamos fazer uma grande recepção a sua Exa. o Sr. Presidente pelo reconhecimento, que aliás vem demonstra-lo no terreno, da nossa grande Instituição cuja obra todos reconhecem muito bem e fazendo-nos sentir que estamos no caminho certo do seu engrandecimento, esse é o apelo que faço a todos os Irmãos e Vizelenses que colaborem connosco no bem receber quem nos honra com a sua visita.
Façamos do dia 15 de Novembro de 2013 um fecho das comemorações centenárias que mostre a toda a gente o que é a Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
Vizela, 13 de Novembro de 2013
O Provedor
Domingos Vaz Pinheiro