Rua Padre Lemos |
Parte da rua Padre Lemos |
Foi um dia carregado de emoções em Santa Eulália. Em primeiro lugar deu-se a inauguração da Loja Social junto ao largo da Igreja, tendo a lápide sido descerrada por Dinis Costa, presidente da CMV, Joaquim Meireles e as instalações benzidas pelo Padre José
Esta loja visa servir os mais desfavorecidos da Vila com a oferta de roupas (de boa qualidade e novas) e outros produtos.
Na inauguração da Ligação da Rua de Vila Pouca à Rua de Requeixos.
Junto ao lar Casal do Telhado foi descerrada uma placa de reconhecimento, por parte da junta cessante, ao pároco e a ao industrial Luís Lopes Guimarães pelo seu apoio a este Centro que recebe idosos de todo o concelho dando-se de seguida a inauguração da Ligação da Rua de Vila Pouca à Rua de Requeixos.
O Padre Lemos mostrou-se surpreendido por ver o seu nome ligado à placa descerrada em frente ao Casa do Telhado refereindo que gosta de trabalhar pelas causas sem estar á espera de nada, mas outra surpresa surgiria ao ser atribuído o seu nome a uma artéria que liga a estrada de Requeixos ao Casal do Telhado. A emoção do pároco foi evidente. «Na próxima reunião de Cãmara o seu nome será integrado oficialmente na lista toponímica do concelho», assegurou o presidente da Câmara que considerou mais do que justa esta homenagem proposta por Joaquim Meireles. (A par do Padre Lemos, Armando Gonçalves de Vilar-S. João das Caldas, são as duas únicas pessoas vivas com o seu nome na toponímia vizelense).
Seguiu-se inauguração da requalificação do Largo do Cruzeiro e Travessa de Requeixos, com Joaquim Meireles a fazer um discurso bastante emocionado lembrando que nasceu ali e tinha na sua recordação muitas brincadeiras de criança naquele cruzeiro.
Francisco Ferreira distinguido
Na sede da Junta de Freguesia foi distinguido o ex-presidente da Câmara de Vizela. Francisco Ferreira descerrou a bandeira de Vizela que cobria o seu retrato exposto no salão nobre da junta de freguesia. Este foi o último ato oficial de Joaquim Meireles ao considerar que Francisco Ferreira foi sempre um amigo da freguesia de Santa Eulália e de todos os eulalenses enquanto cidadão e autarca.
SEguiu-se a tomada de posse da nova junta e assembleia com Manuel Pedrosa (PS a assumir a presidência da Junta) e Carla Vilela, também do PS, a reassumir a presidência da assembleia.
O PS contará com 5 deputados na assembleia enquanto a Coligação PSD/CDS, num dos melhores resultados de sempre, contará com quatro lugares.
O dia de Santa Eulália, ou de Joaquim Meireles, fechou com um jantar na Casa do Park onde estiveram representantes municipais, funcionários e técnicos da CMV, presidentes de junta e muitas daquelas pessoas que fizeram parte da atividade autárquica do presidente que deixou de exercer funções.
O vice.presidente da CMV, Víctor Hugo Salgado, assegurou que o Município jamais esquecerá Joaquim Meireles.
O autarca de Santa Eulália assume agora as funções de deputado da assembleia municipal de Vizela.