"Última Assembleia Municipal de Guimarães"

Comunicado do CDS-PP



O Grupo Parlamentar do CDS-PP vem por este meio expor o balanço da última reunião do mandato na Assembleia Municipal.

1. Continuamos a assistir a um fugir de responsabilidades por parte do PS aos assuntos de que são únicos responsáveis, sem qualquer esclarecimento cabal quanto às situações aí apresentadas: swaps da Vimágua; reprovações do tribunal de contas de várias ações do município; municipalização excessiva das atividades comunitárias, etc.

2. A última assembleia municipal foi também reveladora da atitude do partido socialista para com aquele que foi o seu mais alto representante concelhio nos últimos 24 anos anos. Efetivamente, na assembleia municipal da passada sexta feira, a última de António Magalhães enquanto Presidente da Câmara de Guimarães, a bancada do Partido socialista não foi capaz de enviar nem uma só palavra de gratidão e ou reconhecimento por um homem que os liderou durante 24 anos; uma indelicadeza, uma ingratidão.

3. Independentemente das diferenças políticas que nos separam; independentemente dos erros políticos que tenha cometido no exercício das suas funções do nosso ponto de vista; independentemente de visões estratégicas completamente diferentes para Guimarães, estamos certos que o Dr. António Magalhães as defendia na convicção e consciência de que era o que pensava que melhor servia Guimarães.

4. Quanto a Guimarães a história falará; quanto ao seu partido, parece-nos que depois de 24 anos a representar as suas cores, com a exposição que o fez, e, ainda, sendo capaz de actualmente emprestar a sua mão ao candidato do PS à Câmara, como cabeça de lista à assembleia municipal para as próximas eleições, o mínimo que se lhe exigia seria uma intervenção do líder socialista em agradecimento, mas que o PS não foi capaz.

5. O PS prepara-se para usar o nome de António Magalhães para esconder as fragilidades com que se apresenta às próximas eleições autárquicas, fazendo de conta que nada se passou. Mas a ingratidão é algo demasiado grave para quem anda na vida pública.

6. De acrescentar que nem o Presidente da Assembleia Municipal, eleito nas lista do PS, na sua intervenção final, foi capaz de endereçar publicamente uma palavra de reconhecimento para com um Presidente de Câmara que se apresentava pela última vez perante a Câmara de deputados municipal.

7. Não admira que o Dr. António Magalhães, não se tenha aguentado até ao final da sessão por “cansaço”, logo ele que fisicamente sempre deu provas do contrário,

8. O CDS não efetuou qualquer intervenção nesse sentido até ao final da sessão porque esperava que o Partido Socialista o fizesse. Mais se encontrava decidido pelo grupo parlamentar do CDS por aguardar pelos minutos finais da sessão para dirigir ao Dr. António Magalhães diretamente um agradecimento e reconhecimento público pelos exercício de 24 anos da Presidência do Município que os vimaranenses democraticamente lhe atribuíram nas urnas, mas que não foi possível em face da sua ausência.

9. Apesar das diferenças que nos afastam politicamente, das divergências de opinião que muitas vezes nos caracterizaram, cremos ser merecedor do reconhecimento público da bancada parlamentar do CDS pelo exercício de funções de Presidente de Câmara durante 24 anos da história de Guimarães, pelo respeito institucional que nos merece e pelas lutas políticas travadas naquela Câmara que certamente contribuíram para melhorar e construir a melhor opção para os Vimaranenses.

10. Apesar de tudo, e acima de tudo, gostaríamos de tornar público os nossos cumprimentos a todos os Grupos Parlamentares na Assembleia Municipal pelo trabalho desta legislatura.

11. Deixa, ainda, o grupo parlamentar do CDS em particular ao Dr. António Magalhães, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães um sincero agradecimento pelo período da sua vida que dedicou a Guimarães e aos Vimaranenses, agora que se finda um ciclo da vida política de Guimarães

Guimarães, 1 de Julho de 2013

O Grupo Parlamentar Municipal do CDS
Orlando Coutinho
Teresa Costa
Rui Barreira
Ângela Oliveira

Partilhar