Por:António Pereira (Correio da Manhã)
A Polícia Judiciária e o Ministério Público do Porto receberam queixas anónimas que envolvem o Desportivo de Chaves num esquema de alegada corrupção com jogadores de Gondomar, Amarante e Limianos, na época 2012/13, da II Divisão, Zona Norte.
No caso do Gondomar, o CM apurou que os flavienses terão pedido um futebolista que "facilitasse" no jogo entre as duas equipas, na 29ª jornada (penúltima). Como contrapartida, terão avançado com três mil euros e a promessa de um contrato por dois anos, a começar já na temporada 2013/14.
O CM soube que o jogador acedeu e, durante a partida, cometeu erros que ajudaram o Chaves a vencer o Gondomar por 4-2. Quando terminou a época, o futebolista alegadamente subornado (pediu para não ser identificado) confirmou ao CM que bateu à porta dos transmontanos para se vincular ao clube, mas a "promessa" tinha sido esquecida.
A vitória dos transmontanos em Gondomar foi preponderante para a equipa continuar na corrida à subida de divisão, que acabou por confirmar na última jornada, com um triunfo (1-0) diante do Ribeirão.
A formação orientada pelo antigo internacional João Pinto assegurou a 1ª posição na II Divisão (Zona Norte) com 58 pontos e um lugar na II Liga. Em segundo, ficou o Ribeirão, com menos três pontos (55).
LEIA MAIS NA EDIÇÃO EM PAPEL DO JORNAL 'CORREIO DA MANHÃ ONDE O PRESIDENTE DO CHAVES DESMENTE