A cultura é um dos temas em destaque nas emissões dos CTT – Correios de Portugal, com um novo lançamento da série Vultos da História e da Cultura, homenageando a escritora Ilse Lose, o intelectual e politico Raul Rêgo, o encenador João Villaret, o engenheiro Edgar Cardoso, o pedagogo João dos Santos e o poeta Vinicius de Morais.
Também a ciência marca as emissões de selos do ano, com a associação ao Ano Internacional da Estatística, iniciativa que junta 1400 organizações, entre as quais a Sociedade Portuguesa de Estatística, de 108 países, na celebração dos 300 Anos da publicação da Ars Conjectandi (Bernnoulli), da Lei dos Grandes Números e do Paradoxo de S. Petersburgo.
Em 2013 são também lembradas as tradições regionais, com novas séries das emissões Festas Tradicionais Portuguesas, Sabores do Ar e do Fogo e três emissões Apicultura, para Portugal continental, Açores e Madeira.
O trabalho humanitário é também elogiado com os lançamentos Missões Católicas em África e Centenário das Missões Laicas.
As emissões Falcoaria, Veículos Postais – emissão Europa, a 2ª série A Rota das Catedrais, o tema Natal e a edição Correio Escolar, patrocinada pelo Ministério da Educação e no âmbito do Plano Nacional de Leitura, completam o plano e emissões dos CTT em 2013.
Livros: O Ouro Arcaico – Tesouros Nacionais, Animais do Zoo e Sabores do Ar e do Fogo
No plano editorial os CTT – Correios de Portugal lançam os livros O Ouro Arcaico, Animais do Zoo, e Sabores do Ar e do Fogo.
Animais do Zoo, com texto de Orlando Raimundo e ilustrações de Pedro Salvador Mendes e de Jorge Macedo, a partir de esboços, desenhos e aguarelas originais, é dedicada ao Zoo de Lisboa, o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica.
Elaborado, qual caderno de notas de amantes da natureza, o livro convida o leitor a percorrer o Jardim Zoológico de Lisboa através do olhar experiente dos ilustradores. A edição é complementada com um DVD do National Geographic sobre o Zoo de Lisboa.
Ourivesaria Arcaica de Portugal, de Armando Coelho-Porto; Rui Parreira-Lagos e Virgilio Correia, apresenta a colecção de ourivesaria arcaica, classificada como tesouro nacional, composta por cerca de 300 peças de joalharia antiga. A representatividade das obras permite uma visão de conjunto sobre a evolução desta arte em Portugal, desde os primórdios da metalurgia até à Alta Idade Média.
Sabores do Ar e do Fogo – Enchidos e Presuntos Tradicionais Portugueses, da autoria de Fátima Moura, com fotografia de Mário Cerdeira.e coordenação de José Quitério, percorre a tradição portuguesa dos presuntos e enchidos artesanais, fermentados curados ou fumados (alheiras e chouriços), do Minho aos Açores.
O projecto pretende contribuir para sistematizar o conhecimento detalhado e integrado dos enchidos e presuntos tradicionais portugueses, suas histórias e caracterização. Os textos começam sempre que possível pela génese e enquadramento sociológico dos produtos, detalhando as normas específicas de produção que asseguram a garantia de qualidade e especificidade, com a atribuição da "Denominação de Origem" que consagra os Produtos Artesanais de Qualidade.