TERTÚLIA COM FREI BENTO DOMINGUES NO ISAVE

Dia 12 de dezembro, quarta-feira, às 15h, Frei Bento Domingues vem ao ISAVE para, em tertúlia, falar sobre O Concílio Vaticano II e o Diálogo Inter-religioso.


O Concílio Vaticano II (1962-1965) representa um dos eventos mais importantes na dinâmica do cristianismo contemporâneo. Trata-se de um acontecimento pioneiro e de originalidade única, que provocou “a mais vasta operação de reforma” realizada no âmbito da igreja católica romana. O Vaticano II move-se por uma preocupação eminentemente pastoral. O discurso de João XXIII, por ocasião da abertura do Vaticano II, marca uma mudança de perspectiva decisiva. O fundamental agora não era mais a luta contra o erro e o uso da severidade, que pontuaram o catolicismo romano no período anterior, mas a “medicina da misericórdia”.

O Concílio Vaticano II cria uma sensibilidade de abertura essencial para a instauração de um clima de diálogo não só com o mundo moderno, mas também de retomada das instâncias ecuménica e inter-religiosa. A igreja católica estava agora envolvida por uma nova solicitação, marcada pela tónica da busca e o imperativo da comunhão. A renovação profética exigia a superação de posicionamentos cerrados, de certezas dogmáticas. Instaurava-se com o concílio as premissas em favor da “superação do eclesiocentrismo” e de “relativização da eclesiologia”. A igreja católica reconhece-se agora como “mistério”, distinta do horizonte mais amplo do Reino de Deus e fiel servidora de seus valores na história.

E para falar deste tema, Frei Bento Domingues estará no ISAVE no dia 12 de dezembro, quarta-feira, às 15h. A tertúlia é aberta a todos os que desejarem.

Partilhar