Catarina Ribeiro beneficia assim da lesão de uma das atletas selecionadas e junta-se a Salomé Rocha na defesa das cores europeias no escalão Sub 23.
Pertencente ao circuito mundial da IAAF, o Crosse de Edimburgo volta a reunir os melhores de dois continentes. A prova realiza-se no próximo dia 5 de janeiro e a Associação Europeia de Atletismo já divulgou os nomes dos atletas convocados. A decisão foi retirada do passado Europeu de Corta-Mato que funcionou como trials para a seleção europeia, mas também para a seleção britânica, que terá uma equipa própria. Apesar de individualizada, a equipa dos atletas da casa, que não entram nas contas europeias, arrecadaram a vitória há um ano. Há um ano a Europa terminou no terceiro lugar desta luta, um lugar que porventura não irá querer repetir este ano.
Os escalões em disputa são todos os que se realizam em Europeus (juniores, sub-23 e séniores), nos dois géneros, com estas equipas a contarem com três portuguesas : Dulce Félix (séniores), Salomé Rocha e agora Catarina Ribeiro (sub-23). O escalão europeu que parece mais forte é mesmo o de séniores femininas, que conta com a presença de todo o pódio, com Fionualla Britton (Irlanda), Dulce Félix (Portugal) e Adrienne Herzog (Holanda). Em séniores masculinos Andrea Lalli (Itália) estará ausente, sendo o vice-campeão Hassan Chahdi (França) o chefe de fileira da equipa europeia. Nos escalões abaixo nenhum dos campeões europeus estará presente.
Entretanto a seleção britânica também já divulgou os seus selecionados para Edimburgo, apresentando a sua equipa ao melhor nível e novamente com fortes possibilidades de ganhar. Até agora só os Estados Unidos da América ainda não definiram publicamente a equipa que correrá em Edimburgo no próximo dia 5 de janeiro.