Não esqueça esta noite de atrasar o relógio

Este domingo é preciso acertar os relógios para o horário de Inverno, atrasando uma hora, quando forem 2 horas.


A mudança de hora deve-se a uma diretiva que determina que os países da UE devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.

Em 1992, Portugal, cujo Governo era encabeçado por Cavaco Silva, adoptou o horário da Europa Central (fuso +1), sob a máxima de facilitar as comunicações e transportes internacionais. Contudo, as queixas foram-se acumulando. As pessoas saíam de casa às 9 horas da manhã, no Inverno, ainda o Sol despontava no horizonte. No Verão, o céu enegrecia por completo apenas por volta da 1 hora. "Isto interferia na vida social e económica", ressalvou, na altura, Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa.

Desde o abandono do fuso da Europa Central, aplicado em países como a Espanha, França e Alemanha, (fuso +1), no que toca a Portugal, a aplicação do fuso 0, pela Comissão Permanente da Hora do OAL, de acordo com o estipulado pelos governos subsequentes aos de Guterres, não tem gerado discórdias.JN

Partilhar