CITEVE INAUGUROU ESPAÇO INDÚSTRIA INTERATIVA

O CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal inaugurou hoje o Espaço Indústria Interativa, laboratório desenvolvido no âmbito da parceria que deu lugar à construção do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.



O CITEVE é uma instituição de referência nacional e europeia para a promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico das indústrias têxtil e do vestuário, situando-se o seu edifício, agora totalmente requalificado, na orla do novo parque.

O presidente do CITEVE reafirmou, na cerimónia de inauguração que decorreu esta manhã, o interesse do trabalho desenvolvido pela instituição que lidera, recordando que sempre defendeu ser o setor têxtil um setor de futuro: “hoje está a revelar-se um setor fundamental na sustentação do país e para o crescimento das exportações. Sempre o soubemos que assim poderia ser e sempre trabalhámos nesse sentido, embora muitos vissem o têxtil como um setor antiquado e ultrapassado”, disse, realçando a importância de abrir mais as portas à comunidade, como acontece com o espaço agora criado. António Amorim referiu-se também à participação do CITEVE na Parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa, congratulando-se com os resultados alcançados e com a forma como decorreu a colaboração com todos os parceiros.

O vice-presidente da Câmara realçou este ato como a última de uma série de inaugurações no âmbito do projeto, lembrando a “importância que este a parceria teve, não apenas por aquilo que construiu em termos físicos, mas também pelos laços que deixou e pelo seu exemplo. Todo este conjunto de ações forma uma perfeita simbiose e um produto único que é apresentado à população”, elogiando a “enorme disponibilidade” do CITEVE, mas também da ADRAVE, AML e CESPU, que com a Câmara desenvolveram a parceria.

Paulo Cunha afirmou também que o projeto servirá de modelo e de reflexão para a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão: “queremos replicar o que correu muito bem e aplicar noutros projetos e noutras partes do concelho o mesmo princípio. É de bons exemplos de parceria e sucesso que devemos tirar consequências e a partir daí replicá-los”, afirmou.

O Parque da Devesa tem cerca de 27 hectares de área verde em plena cidade de Vila Nova de Famalicão, é atravessado pelo Rio Pelhe, agora recuperado e devolvido à natureza e aos famalicenses, um lago artificial, milhares de árvores, sobretudo de espécies autóctones, vários edifícios destinados à promoção da história, património, educação ambiental, lazer e atividade cultural e artística. Um verdadeiro “palco público” onde todos são bem-vindos independentemente da sua classe, condição, origem ou faixa etária.

O Espaço da Indústria Interativa é um laborátório de física e de química, especialmente concebido para a experimentação de grupos escolares e não só, num ambiente de segurança e de criatividade.

O programa de ação da “Parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa é cofinanciado pelo ON.2, o Novo Norte, e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.




Partilhar