Tradições académicas portuguesas criam conselho nacional

No próximo dia 8 de Setembro, sábado, a Universidade de Coimbra acolhe a apresentação pública do Conselho Nacional de Tradições Académicas (CNTA). O evento terá lugar na Via Latina, Páteo das Escolas da Universidade de Coimbra, pelas 15h00. A sessão – orientada pelo CNTA – deverá contar com a presença de um membro do Governo e dos respetivos reitores das academias relativas às seguintes regiões: Évora, Porto, Aveiro, Minho, Beira Interior, Trás-os-Montes e Alto Douro, Leiria e Coimbra.


Num momento em que se inicia um novo ano letivo no ensino superior, o objetivo é o de apresentar uma Carta de Princípios, assinada por todas as academias que compõem a entidade. O documento – apresentado naquela que é a "cidade dos estudantes" – tem como propósito criar uma plataforma de entendimento entre os pontos comuns à praxe e tradições académicas das academias intervenientes.



O CNTA nasce da necessidade de aproximar as várias academias, para que sejam esclarecidas e defendidas as tradições académicas nacionais de uma forma consensual e representativa. A apresentação pública é aberta a todos os interessados.



Partilhar