Geocaching: a caça ao tesouro do século XXI

Com os dias mais longos e o tempo a sugerir um passeio deixamos uma sugestão para
tornar as viagens mais agradáveis. Uma verdadeira caça ao tesouro, de GPS na mão, que as crianças e não só irão gostar. Em Vizela e em todo o Mundo!

O Geocaching é um passatempo que consiste na procura de um determinado objecto (cache) - geralmente uma pequena caixa - numa determinada localidade, promovendo a exploração e o conhecimento desse local. Neste momento são mais de 15210 espalhadas pelo país e, pelo menos, 7 em Vizela.

Esse objecto (cache) é geralmente uma pequena caixa à prova de água que contém um livro de registos (logbook) e pequenos objectos. Quem encontra a caixa deverá registar no livro que se encontra lá dentro uma pequena mensagem para os descobridores seguintes e trocar um objecto seu por um dos que se encontram disponíveis na caixa. No final a caixa deverá ser colocada no seu local original para que outros também a possam encontrar.

As caixas não são fáceis de encontrar e agir de modo a não levantar suspeitas é imperativo para a continuidade do 'jogo' e faz parte de uma verdadeira caça ao tesouro. É necessário zelar pelo esconderijo da caixa e para isso os caçadores deverão ter cuidado nos seus movimentos de modo a não chamar a atenção de muggles (pessoas que não estão familiarizadas com o Geocaching e poderão interferir, de forma voluntária ou não, com a localização da caixa).

Os adeptos desta modalidade poderão encontrar informação com as pistas acerca da localização das caches no site www.geocaching.com bem como partilhar as experiências que tiveram na viagem, o que levaram da caixa e o que lá colocaram ou se não conseguiram encontra-la de todo.


Partilhar