Vinhos Verdes querem aumentar presença na Restauração

Participantes vão aprender a elaborar carta de Vinhos Verdes, a servir vinho a copo ou a harmonizar Vinhos Verdes com a ementa dos restaurantes


Abrir uma garrafa como um profissional, temperatura a que se deve servir os diferentes Vinhos Verdes, adequar os vinhos à ementa, estratégia de venda de vinho a copo ou como servir um Vinho Verde Rosé são alguns dos temas que fazem parte de um conjunto de oito cursos que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), em parceria com a Academia dos Vinhos Verdes, vai lançar até ao final do ano. Destinadas aos profissionais do setor, nomeadamente restaurantes, garrafeiras e enotecas, e ao consumidor final, as ações de formação têm como objetivo reforçar a presença dos Vinhos Verdes nas cartas de vinhos dos restaurantes portugueses e, consequentemente, aumentar as vendas de um produto único no Mundo no mercado nacional. Escanção de Vinhos Verdes é o primeiro de uma série de cursos que a CVRVV vai pôr em prática já a partir do dia 9 de julho, no Porto e Melgaço, começando por melhorar os conhecimentos sobre Vinhos Verdes aos profissionais ligados ao setor.

A CVRVV está apostada em aumentar as vendas não apenas por via das exportações, que têm vindo a bater recordes nos últimos 11 anos, mas também através do reforço da presença dos Vinhos Verdes na Restauração.
A estratégia passa por atribuir aos profissionais do setor e aos consumidores finais competências e conhecimentos sobre os Vinhos Verdes, com vista a potenciar a venda e o consumo no mercado nacional.
Para alargar o leque de marcas de vinho produzidas na região disponíveis na restauração e, ao mesmo tempo, adequar as cartas de vinhos às ementas dos restaurantes portugueses, a CVRVV vai iniciar ainda este mês um conjunto de ações de formação. A primeira realiza-se no Porto e em Melgaço e é destinada a restaurantes, garrafeiras, enotecas e comércio especializado e abordará, entre outros temas, a elaboração de uma carta de Vinhos Verdes, harmonização dos Vinhos Verdes com as ementas dos restaurantes, ou as temperaturas dos vinhos e a estratégia de venda de vinho a copo.

O curso, da responsabilidade de Bruno Antunes, um dos melhores sommeliers portugueses, e Luís Lopes, jornalista e critico de vinhos, incluirá ainda um showroom de Vinhos Verdes, com a presença de 24 agentes económicos, visando estabelecer um intercâmbio profissional que permitirá encurtar a cadeia de valor, isto é, aproximar o produtor do restaurante e, assim, aumentar a rentabilidade quer dos produtores, quer dos retalhistas do canal HORECA (restauração, hotelaria e cafés).

Depois de Escanção de Vinhos Verdes, curso que termina dia 24 de julho, terá lugar Iniciação à prova dos Vinhos Verdes e Escanção em casa, ação destinada aos consumidores finais, que passarão a ter competências para abrir uma garrafa como um profissional ou para servir os diferentes Vinhos Verdes à temperatura adequada.
Mais tarde, realizar-se-á uma série de cursos de iniciação aos Vinhos Verdes Brancos, Rosés, Tintos, Espumantes e Aguardentes, envolvendo um jantar com menu de degustação elaborado por conhecidos chefs de restaurantes de referência localizados no Porto e em Lisboa.

As ações de formação levadas a cabo pela CVRVV serão ministradas pela Academia da Revista de Vinhos e integram o projeto enoturístico Minho IN, programa cofinanciado pelo ON.2, do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).

Partilhar