Irmandade da Penha celebra festa da padroeira

Coração da Penha mostra trabalhos de alunos das escolas do concelho. Nova direção da Irmandade apresenta-se no próximo domingo, dia 22 de Julho.



A Irmandade da Penha celebra, no próximo domingo, 22 de Julho, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a Padroeira da instituição, com o brilho e a solenidade que o momento festivo reclama. Além das celebrações religiosas, a festa incluirá a exposição e entrega de prémios aos trabalhos do concurso “Penha à Vista”.

Cumprindo a tradição, as cerimónias festivas em honra de Nossa Senhora do Carmo da Penha, no próximo domingo, dia 22, terão início, pelas 10h30, com a Procissão (entre a Gruta e o Santuário), seguindo-se, pelas 11h00, a celebração da Missa Solene. Pelas 12h00 terá lugar a sessão de abertura da exposição e entrega de prémios do concurso “Penha à Vista”, que este ano registou uma participação recorde

Após o almoço de confraternização, pelas 15h00, realiza-se um grande espectáculo musical, com vários artistas convidados, entre os quais se destaca o Grupo de Musica Popular dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, no novo palco ao ar livre, na Praça do Largo da Comissão.

As festividades religiosas terminam, pelas 16h45, com a Procissão de Regresso, entre o Santuário e a Gruta.



Recorde-se que a Irmandade da Penha concluiu recentemente a obra de reordenamento do centro cívico da Montanha da Penha, que contemplou a construção de uma nova área de estacionamento, mais ordenada e disciplinada, bem como a nova Praça do Largo da Comissão, que integra um palco para espectáculos ao ar livre e novas áreas verdes e ajardinadas. As novas infra-estruturas emprestam uma nova dignidade e qualidade acrescidas ao “coração” da montanha e abrem uma nova perspectiva de esplendor sobre o recinto central de aparcamento e praça adjacente, que passou a servir de palco para a realização de diversas actividades culturais, sobretudo espectáculos ao vivo.



A direção da Irmandade da Penha, recentemente eleita e que continua a ser presidida por Roriz Mendes, apresenta-se também publicamente pela primeira vez, sendo ocasião de revelar as intenções para o corrente mandato.



Releve-se, ainda, a exposição das mais de 5 centenas de trabalhos do concurso «Penha à Vista», elaborados pelos alunos de todos os ciclos de ensino do concelho de Guimarães. A festa servirá para entregar igualmente os prémios aos vencedores das categorias de escrita e desenho do concurso “Penha à Vista”, promovido conjuntamente pela Irmandade da Penha e o Centro de Formação Francisco de Holanda.



Recorde-se que a devoção a Nossa Senhora do Carmo da Penha remonta a Setembro de 1702 e teve por base a devoção de um ermitão chamado Guilherme. Vindo de uma cidade vizinha de Roma, o devoto, inspirado por Deus, colocou uma imagem da Virgem Nossa Senhora entre uns grandes penhascos, num local inóspito, para que fosse adorada pelos fiéis que o visitavam. Falecido o ermitão, o lugar foi ocupado pelos religiosos Carmelitas calçados. Nessa mesma altura, a Senhora passou a denominar-se Nossa Senhora do Carmo da Penha.

Este ano, a festa terá, certamente, um renovado encanto e esplendor.

Partilhar