Guimarães2012 leva a maior feira mundial de têxteis ao Vale do Ave

Mostra conta com 30 empresas nacionais queparticipam regularmente na Heimtextil, em Frankfurt. Feiraé, há muitos anos, a referência do sector


É já a partir de amanhã, dia 1 de Junho, às 20h30, que aCapital Europeia da Cultura apresenta no Instituto de Design, no âmbito daPlataforma de Moda – Fashion Hub, uma representação da Heimtextil, amaior feira internacional de têxteis-lar, que se realiza em Frankfurt. Cercade 30 das 60 empresas nacionais que marcam anualmente presença no certameexpõem, em Guimarães 2012, o que de melhor se faz em Portugal neste domínio.
O objectivo da iniciativa é o de transportar uma parte docertame para a Capital Europeia da Cultura, envolvendo as centenas devimaranenses que participam há muitos anos na Heimtextil. A iniciativa dá aindaa oportunidade de se conhecerem pormenores de um evento que, na Alemanha, reúnemais de 2.600 expositores e que, em Portugal, dinamiza toda a região do Vale doAve. Para tal, e além da exposição dos artigos das empresas nacionais, serãoexibidos filmes e imagens que retratam o ambiente da feira. Na Heimtextil, asempresas portuguesas têm vindo a reforçar a sua presença como um dos principaisveículos internacionais de promoção de roupa de cama e banho para o segmentomédio e médio-alto.

Promovida por Guimarães 2012 – em parceria com aAssociação Selectiva Moda, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e aMesse Frankfurt –, a exposição é de entrada livre e estará aberta aopúblico entre as 16h30 e as 22h00, até dia 17 de Junho. O evento contará,também, com a presença dos seis designersde moda que integram a Plataforma de Moda – Fashion Hub. Em residência noInstituto de Design, os jovens criadores vão ter a oportunidade de interagircom os empresários têxteis nacionais e de trocar impressões sobre as colecçõesque estão a conceber, com o apoio da Capital Europeia da Cultura.

Arquitectura e hairstyle em mostra inovadora

Também amanhã é inaugurada, no Espaço Pavico - GráficaMinhota, em Guimarães, a Hairchitecture, uma mostra cujo conceito inovador aliaa apresentação de fotografias de cortes e penteados, com esculturas volumosasque utilizam tecido para simular cabelo. O projecto partiu da associação entreo Gijo Cabeleireiros e a equipa criativa de arquitectos FAHR 021.3 & LuísLima e Ana Gomes. Criada para a Capital Europeia da Cultura, a exposição, deentrada gratuita, está aberta ao público até dia 30 de Junho, entre as 10h00 eas 21h00.



Partilhar