Salomé Rocha na Taça dos Clubes Campeões Europeus


Vila Real de Santo António acolherá, mais uma vez, a Taça dos Clubes Campeões Europeus, competição máxima no que tem a ver com os clubes europeus e que tratá a Portugal alguns atletas de referência. São as 16 melhores equipas europeias, oito em cada género, em disputa de um lugar de pódio, num total de vinte disciplinas. As estatísticas indiciam a presença de cerca de quatro centenas de atletas no Algarve, uma importante receita hoteleira na véspera do Verão...



Benfica (em masculinos) e Sporting (em femininos) são os clubes portugueses presentes na Taça dos Clubes Campeões Europeus deste ano.

Entre as equipas portuguesas, o Benfica parece não incluir o ucraniano Olexandr Drygol, lançador que estava previsto para a prova de lançamento do martelo. Na lista de participantes iniciais essa ausência deverá ser então marcada pela presença de António Vital e Silva, que parece encontrar-se num bom momento de forma, relativamente a momentos anteriores. Essa acaba por ser a maior surpresa da lista inicial, onde consta ainda o nome de Paulo Pinto para os 400 metros, libertando Jorge Paula para os 400 metros barreiras e 4x400 metros, até porque ambas as provas (400 metros com e sem barreiras) se realizam no mesmo dia com uma hora de diferença. Nas provas de meio-fundo e fundo Rui Pinto estará na prova de 5000 metros, enquanto que Hélio Fumo estará nos 3000 metros. Os 1500 metros serão para Miguel Moreira e os 800 metros para Renato Silva. Marco Fortes voltará ao lançamento do disco, além do lançamento do peso.

Pelo contrário, o Sporting, em femininos, fará uso de uma das estrangeiras autorizadas, Natalia Troneva, que realizará o lançamento do peso, especialidade em que o clube leonino ficou órfão com o abandono para a modalidade de Antónia Borges. As atletas leoninas serão, contudo, mais pressionadas a dobrar e até a fazer três provas para tentar o melhor resultado possível. A acreditar nas listas de entrada, Vera Barbosa terá de realizar 400 metros e 400 metros barreiras no mesmo dia, com a mesma hora de intervalo que tem o setor masculino. Carla Tavares (100 e 200 metros), Sandra Teixeira (800 e 1500 metros) e Carla Salomé Rocha (3000 e 5000 metros), serão as atletas mais sacrificadas, enquanto que nas restantes especialidades estão convocadas as atletas habituais. Até mesmo Naide Gomes, a contas com uma lesão, deverá marcar presença na prova de salto em comprimento, embora tenha nas fileiras Shaina Mags preparada para qualquer eventualidade.

MEDALHADOS PASSARÃO POR VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO NO FIM-DE-SEMANA

Mais no setor masculino que no setor feminino, a verdade é que algumas das referências europeias do atletismo estarão a competir em Vila Real de Santo António. O italiano Nicola Vizzioni (lançamento do martelo), o russos Konstantin Shabanov (110 metros barreiras), Sergey Mudrov (salto em altura), Igor Spasovkhodskiy (triplo salto), Maxsim Sidorov (lançamento do peso), Aleksey Zagorniy (lançamento do martelo), os turcos Ilham Ozbilen (1500 metros) e Esref Apak (lançamento do martelo) e ainda o romeno Marian Oprea (triplo salto) são os principais elementos de equipas estrangeiras. Do lado feminino os nomes da irlandesa Deirdre Ryan (salto em altura), das russas Svetlana Skholina (salto em altura), Anastasiya Savchenko (salto com vara), Yelena Sokolova (salto em comprimento) e Tatyana Lysenko (lançamento do martelo), além das turcas Elvan Abeylegesse (5000 metros), Binnaz Uslu (3000 metros obstáculos) e ainda a estrangeira pela equipa turca, Ivet Lalova (100 e 200 metros), são as referências femininas.

Coletivamente, será dificil destronar a equipa russa do Luch Moscovo, embora sendo uma prova de clubes tudo acaba por ser possível, bastando uma falha colossal numa das provas para que toda a prestação fique comprometida e aí as estafetas têm sempre um papel decisivo.

TRANSMISSÃO DE VÍDEO E RESULTADOS EM DIRETO DO EVENTO

Dando seguimento à colaboração com a Federação Portuguesa de Atletismo, o evento contará com uma transmissão vídeo para a internet, em direto e ainda com resultados em tempo real. Esta produção da Federação Portuguesa de Atletismo terá o apoio tecnológico da equipa do Atleta-Digital, que mais uma vez se associa a um grande evento internacional, tal como ocorreu em 2011 com a Taça da Europa de Marcha Atlética. Este portal estará assim presente no evento e fará a cobertura do evento a partir do seu portal, bastando que esteja atento à página principal deste site.

LISTAS DE PARTIDA :
SL Benfica (Masculinos) : Yazaldes Nascimento (100 m), Arnaldo Abrantes (200 m), Paulo Pinto (400 m), Renato Silva (800 m), Miguel Moreira (1500 m), Hélio Fumo (3000 m), Rui Pinto (5000 m), Alberto Paulo (3000 m Obstáculos), Rasul Dabo (110 m Barr.), Jorge Paula (400 m Barr.), Paulo Gonçalves (Altura), Diogo Ferreira (Vara), Marcos Chuva (Comprimento), Marcos Caldeira (Triplo), Marco Fortes (Peso e Disco), António Vital e Silva (Martelo), Tiago Aperta (Dardo)

Sporting CP (Femininos) : Carla Tavares (100 e 200 m), Vera Barbosa (400 e 400 metros barreiras), Sandra Teixeira (800 e 1500 m), Carla Salomé Rocha (3000 e 5000 m), Clarisse Cruz (3000 m obst.), Mónica Lopes (100 m Barr.), Marisa Anselmo (Altura), Leonor Tavares (Vara), Naide Gomes (Comprimento), Susana Costa (Triplo), Natalia Troneva (Peso), Irina Rodrigues (Disco), Vânia Silva (Martelo), Sílvia Cruz (Dardo).

Partilhar