Na foto a cerimónia de imposição de insígnias ao Maestro da Filarmónica Vizelense, José Manuel Guerra, que decorreu no passado sábado 12 de Maio de 2012. Este foi o dia mais esperado pelos finalistas no Pavilhão Desportivo da AAUM - Universidade do Minho – Gualtar.
Maestro, José Manuel Marques, muita felicidade para o teu futuro que será certamente brilhante e auspicioso! A Música em Vizela está mais abastada, Parabéns pela tua Glória e Conquista!
Arlindo Santos (presidente da SFV)
Academia Minhota
Um estudante da academia minhota pode ser facilmente identificado recorrendo às suas fitas. O estudante minhoto usa no seu braço direito, sob um emblema da Universidade do Minho ou da AAUM, fitas da cor do seu curso que se estendem até ao seu cotovelo.
As fitas na academia minhota são usadas por todos os estudantes e identificam sem sombra de dúvida o que são pela Praxe, sendo apenas retiradas quando completam o seu trajecto académico. Em regra geral, o número de fitas indica o número de inscrições e a sua espessura indica sempre o ano em que estão inscritos.
Tais regras não se aplicam nos seguintes casos:
Caloiro. Nos caloiros a fita é substituída por um cordão da cor do curso. No caso de ser um curso de duas cores, estas devem estar entrelaçadas num só cordão.
Cardeais. Nas entidades mais elevadas da academia minhota, o número de fitas pouco indica, sendo apenas possível saber quantos anos tem o curso que frequenta. Nestes casos, as fitas da cor do seu curso são cobertas por uma fita negra de 5 ou 6 cm de espessura.
Cardeais de Curso. Usam uma fita negra com uma roxa de 1cm sobre a negra de Cardeal.
Cardeais Anciãos. Estes cardeais são, juntamente com o Papa, membros do Conselho de Anciãos, devendo utilizar uma fita roxa de 5cm ou 6cm com uma branca de 1cm ao centro desta, sobre a de Cardeal.
Cardeais Patriarcas. Estes cardeais são, juntamente com o Papa, membros do Conselho de Anciãos, devendo utilizar uma fita roxa de 5cm ou 6cm com uma branca de 2cm ao centro desta, sobre a de Cardeal.
Sua Santidade o Papa. O Papa, como presidente do Cabido dos Cardeais e do Conselho de Anciãos, deve usar uma fita Branca de 5cm ou 6cm sobre a sua fita de Cardeal.
As fita devem estar sempre visíveis, excepção feita às situações de luto académico, em que devem ser recolhidas sob o símbolo.
As fitas não podem em momento algum ser aplicadas na pasta, pois esta tradição não faz parte dos usos e costumes minhotos.