Nesta cerimónia de abertura, realizou-se, ainda, um ato de reconhecimento público às jovens Filipa Ferreira e Ana Catarina Ferreira, alunas do 10.º da área de Ciências e Tecnologias, da Escola Básica e Secundária de Vizela, Infias, pela participação no “Concurso E. Negócio”.
A encerrar a cerimónia de abertura da Feira, realizou-se um Desfile de Moda de Calçado e Vestuário, com sapatos idealizados e concebidos pelos alunos do Curso de Desenho de Calçado do Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado de Felgueiras, e vestuário concebido pelos alunos do Curso de Design de Moda da Escola Profissional CENATEX.
Durante a manhã decorreram, ainda, as seguintes atividades:
- demonstração de Pastelaria e Serviço de Mesa pelos alunos dos Cursos de Educação e Formação de Pastelaria e Serviço de Mesa da Escola Básica e Secundária Vizela, Infias;
- demonstração de Jardinagem pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Jardinagem da Escola Básica e Secundária Vizela, Infias;
- tratamento de imagem em computador: Photoshop, pelos alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Secundária de Vizela.
A 2.ª Feira da Qualificação de Vizela, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vizela, em colaboração com o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Vizela, decorre até amanhã na Praça da República, das 10h às 19h.
Com a realização desta iniciativa pretende-se promover a aproximação entre as entidades responsáveis pela educação, formação e emprego, e o seu público-alvo e, por outro, facilitar à população o acesso, de forma privilegiada, à informação sobre processos de qualificação escolar, profissional e de procura ativa de emprego, com vista à adaptação da oferta à procura.
Por outro lado, esta constitui uma forma de proporcionar às escolas e às entidades formadoras e de apoio à procura ativa de emprego, a possibilidade de divulgarem os seus projetos e de dar a conhecer as várias opções de formação, por entidades académicas e de formação profissional, particularmente a nível local e regional.