Por sua vez, a aprovação da continuidade do GIP é também um reconhecimento do Governo pelo trabalho desta estrutura local de apoio ao emprego que, enquanto parceiro do Centro de Emprego de Guimarães, desenvolve atividades de apoio aos desempregados.
Desde o início do seu funcionamento até março de 2012, o GIP da Câmara Municipal de Vizela tem sido responsável pela colocação de centenas de desempregados, bem como pelo aconselhamento e apoio às próprias empresas que procuram recursos humanos, tanto na captação de ofertas de emprego, como na formalização de candidaturas às Medidas de Apoio ao Emprego (Programa Estágios, Contratos Emprego Inserção e Contratos Emprego Inserção+).
A situação de instabilidade económica e financeira e de vulnerabilidade do mercado de trabalho com o consequente aumento do desemprego, que tem afetado todo o País, não passou à margem do concelho de Vizela. Por esse motivo, é missão deste Gabinete auxiliar o melhor possível os Vizelenses, no que diz respeito à sua Integração na Vida Ativa.
Instalado no Edifício do Serviço Local da Segurança Social, o GIP está em funcionamento para atendimento ao público todos os dias da semana, à exceção da sexta-feira de tarde.