A apresentação do livro decorreu no Museu dos Bombeiros de Vizela e contou com a presença de Dinis Costa, João Ilídio Costa, presidente dos bombeiros e de Maria José Pacheco que apresentou de forma explícita o conteúdo desta obra de «um jovem que demonstrou grande coragem».
Dinis Costa enalteceu a filantropia duma «família querida de todos os vizelenses». A vereadora municipal responsável pela pasta da Cultura também marcou presença.
O livro de 160 páginas custa 12 euros e narra a história de uma das famílias mais numerosas de Vizela a partir do casamento do saudoso GNR Justino peixoto com sua esposa D. Filomena até à quarta geração de hoje.
Desta família nasceu a Associação família Peixoto que conta com um conjunto típico, fanfarra com majoretes, grupo de bombos, etc.
O autor do livro, Francisco Peixoto dedicou todo o seu trabalho aos vizelenses e em especial à família Peixoto.
Dinis Costa, Maria José Pacheco, Manuel Campelos, padre Constantino e Manuel Mendes Marques assinam neste livro textos de opinião.
Várias dezenas de pessoas assistiran ao lançamento do livro (ali também patente uma exposição de carros miniatura dos bombeiros), entre os quais representantes de várias instituições da terra que a Família Peixoto tanto ama.